O primeiro-ministro polonês, try Donald Tusk, this site afirmou que Washington apresentará em seis meses uma proposta concreta para fazer com que a Polônia aceite ser a sede de seu escudo antimísseis, e lembrou que Varsóvia só dará seu consentimento em troca de os Estados Unidos reforçarem sua segurança e seu Exército.
O futuro do escudo antimísseis americano na Europa poderia demorar outros seis meses, após anos de conversas com a Polônia e dias antes da iminente visita do primeiro-ministro polonês à Casa Branca.
Tusk indica em entrevista publicada hoje pelo jornal “Super Express” que Washington solicitou um período de seis meses para preparar uma oferta que satisfaça as exigências polonesas, que passam por uma modernização de seu Exército e, especialmente, de sua força aérea.
“Ainda não há uma decisão sobre o escudo antimísseis, porque sua instalação representará um aumento dos riscos para a Polônia, por isso os EUA têm de fazer uma oferta que dê segurança a nossos cidadãos”, diz Tusk.
“Um acordo para que se instale aqui o escudo antimísseis é também um acordo para a modernização de nosso Exército”, acrescenta o primeiro-ministro polonês, que foi criticado pela oposição conservadora.
Os Estados Unidos pretendem instalar dez plataformas de lançamento de mísseis interceptores na Polônia e seu sistema de radar controlador na República Tcheca, com o objetivo de evitar possíveis ataques que possam partir de algum dos países do chamado “Eixo do mal”.
A República Tcheca já mostrou sua predisposição e agora só falta a Polônia fazer o mesmo para que Washington possa começar a desdobrar seu sistema balístico defensivo na Europa oriental.
A medida, no entanto, conta com a oposição da Rússia, que já anunciou que se isso ocorrer apontará seus mísseis em direção aos dois países do antigo bloco comunista.