Menu
Mundo

Policiais afegãos e civis morrem em ataque suicida em Herat

Arquivo Geral

03/08/2009 0h00

Pelo menos dez pessoas, entre elas duas mulheres e uma criança, morreram hoje e 29 ficaram feridas devido a um atentado registrado na cidade afegã de Herat, informou, em comunicado, o escritório presidencial afegão.

O atentado ocorreu próximo ao centro da cidade e tinha como alvo o comboio do chefe da Polícia do distrito de Injil, que ficou ferido, disse à Agência Efe o porta-voz policial de Herat, Noor Ahmad Nikzad.

Segundo Nikzad, o explosivo foi acionado por um dispositivo de controle remoto e causou a morte de dois policiais e dez civis, mas depois o escritório presidencial emitiu um comunicado no qual reduziu para dez o número de vítimas fatais.

O ataque aconteceu às 8h15 (0h45 de Brasília), em um momento de intensa movimentação dos afegãos que se dirigem ao trabalho, por isso a maioria das vítimas foi de civis.

Nikzad acusou pelo atentado os “inimigos do país”, termo usado pelas autoridades afegãs para se referir aos insurgentes talibãs, e estes assumiram depois a autoria.

Segundo a nota do escritório presidencial, o presidente afegão, Hamid Karzai, condenou o ataque e anunciou a abertura de uma investigação pelas forças de segurança.

Os talibãs estão presentes, principalmente, no sul e no leste do Afeganistão, as áreas onde predomina a etnia pashtun, mas têm capacidade para cometer ataques suicidas ou com bombas por quase todo o país.

Nas últimas semanas, o Afeganistão registrou um aumento dos combates entre os talibãs e as tropas internacionais no país, por causa de duas maciças operações militares no sul para garantir a realização das eleições.

Os afegãos estão convocados às urnas em 20 de agosto para escolher o presidente, mas os talibãs pediram que os cidadãos boicotem o pleito.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado