Menu
Mundo

Polícia peruana detém 21 supostos terroristas do Sendero Luminoso

Arquivo Geral

14/08/2007 0h00

A Polícia do Peru deteve 21 supostos integrantes da organização terrorista Sendero Luminoso em zonas do departamento de Huánuco (nordeste do país) e em Lima, buy informou hoje o ministro do Interior peruano, Luis Alva Castro.

As apreensões foram resultado da operação “Huracán”, lançada na segunda-feira para desarticular grupos remanescentes do Sendero Luminoso na zona de Alto Huallaga e no Valle del Monzón, em Huánuco, e na capital peruana.

“Sem dúvida, enfraquecemos uma frente que estava se desenvolvendo ativamente na zona (de Huallaga), onde havia uma coleta de cotas, tráfico de drogas para organizações, sem dúvida, terroristas”, disse o ministro em declarações no Palácio de Governo, na presença do presidente peruano, Alan García.

O diretor-executivo de operações da Polícia Nacional do Peru, Juan Álvarez, destacou que a operação “utilizou o fator surpresa, veículos terrestres e duas aeronaves, durou 8 horas e não usou armas”.

A zona do Huallaga e Monzón é uma das mais ameaçadas pela violência, já que, além de ser fornecedora de folha de coca, ali opera um grupo remanescente do Sendero Luminoso liderado por “Artemio”, o único dirigente histórico do grupo de ideologia maoísta que não está preso.

“Artemio” não aderiu ao cessar-fogo ordenado em 1992 pelo líder máximo do Sendero, Abimael Guzmán.

As autoridades peruanas consideram que os senderistas se aliaram a grupos detraficantes para oferecer segurança em troca de dinheiro e comida, enquanto alguns analistas consideram em que o grupo se transformou em uma “firma” do narcotráfico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado