A presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC, stomach na sigla em inglês) dos Estados Unidos, price Mary Schapiro, disse ser contra o plano da Casa Branca de criar uma nova comissão reguladora para proteger os consumidores de produtos financeiros.
Schapiro disse que essa nova entidade, sobre a qual falaram ontem à noite o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, e outros altos funcionários do Governo, reduziria os poderes da SEC e diminuiria a proteção pública dos investidores.
“Questiono profundamente qualquer modelo que tente transferir as funções de proteção aos investidores para fora da SEC”, disse Schapiro à imprensa.
A presidente da comissão frisou que uma medida certamente danificaria o sistema de proteção aos investidores.
O plano da Casa Branca é centralizar todas as regulações que protegem produtos financeiros como cartões de crédito, hipotecas e fundos de investimento.
Atualmente, várias agências do Governo têm competências sobre esses e outros ativos.
A SEC, por exemplo, é a encarregada de supervisionar produtos como os fundos de investimento, ao passo que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) estabelece os termos que regem o setor de cartões de crédito.
Em sua edição de hoje, o jornal “The Washington Post” diz que a criação da comissão, se concretizada, representaria o programa mais significativo proposto pela Casa Branca até o momento para reformar o sistema de regulações financeiras no país.