Menu
Mundo

Piratas somalis capturam embarcação espanhola com 36 tripulantes

Arquivo Geral

02/10/2009 0h00

Piratas somalis capturaram na manhã desta sexta-feira a embarcação pesqueira espanhola “Alakrana”, com 36 tripulantes a bordo, dos quais 16 são espanhóis, confirmou à Agência Efe Andrew Mwangura, diretor do Programa de Assistência Marítima (PAM), com sede no porto queniano de Mombaça.

Segundo Mwangura, cuja organização supervisiona os barcos que navegam no litoral oriental da África, o pesqueiro foi sequestrado a 365 milhas do litoral da Somália, ao redor das 06h30 locais (0h30, no horário de Brasília) e, segundo ele, não se sabe “onde se encontra neste momento”.

Mwangura explicou que a embarcação tem 100 metros de comprimento e que, de seus 36 tripulantes, além dos 16 de nacionalidade espanhola, “há oito indonésios, quatro ganeses, três senegaleses, dois da Costa do Marfim, dois de Madagascar e um das ilhas Seychelles”.

Fontes de empresas do setor de pesca, especificamente de atum, que atuam no porto de Bermeo, na província espanhola de Vizcaya, onde fica a sede da companhia proprietária do “Alakrana”, informaram à Efe que o barco tinha sido capturado em águas internacionais e que se dirigia para a costa somali, conduzido pelos piratas.

As mesmas fontes explicaram que a informação sobre a situação do “Alakrana” é “pouca” porque os piratas cortaram todo tipo de comunicação.

A conselheira de Agricultura e Pesca do Governo regional do País Basco, no norte da Espanha, onde fica a cidade de Bermeo, Pilar Unzalu, disse que tinha recebido a confirmação do sequestro por parte do Governo espanhol.

A conselheira explicou que o barco pesqueiro foi sequestrado pelos piratas na madrugada de hoje e que dois aviões luxemburgueses que sobrevoaram a região confirmaram a presença de pessoas armadas a bordo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado