O Produto Interno Bruto (PIB) real da Suíça sofreu contração de 0,3% no segundo trimestre do ano com relação ao trimestre anterior, informou hoje a Secretaria de Estado para a Economia (SECO).
Em termos anualizados, a queda do PIB foi de 2% entre abril e junho, o que confirma que a economia do país segue em recessão.
A balança comercial de serviços teve uma contribuição negativa à evolução do PIB no segundo trimestre.
Já o comércio de mercadorias supôs uma contribuição positiva devido à forte queda das importações, que foi comparativamente mais pronunciada que as que sofreram as exportações.
O consumo privado e as administrações públicas, assim como os investimentos no setor construção progrediram.
A SECO afirmou que após dois trimestres marcados por quedas “de um alcance excepcional” do PIB, a tendência das exportações em baixa se desacelerou ligeiramente.
As vendas de mercadorias (excetuando os objetos de valor e antiguidades) nos mercados externos sofreram contração de 2% no terceiro trimestre, frente a uma queda de 8,9% no quarto trimestre de 2008 e de 6,1% no primeiro de 2009.