Segundo o escritório, a queda no Produto Interno Bruto (PIB) levando em conta todos os países da UE foi de 2,4%.
O recuo registrado nos três primeiros meses do ano é o mais acentuado desde que o indicador começou a ser elaborado, em 1995.
Em comparação com os três primeiros meses de 2008, a contração do PIB foi de 4,9% na área de moeda única e de 4,7% na UE, também os piores números da série histórica.
Dos 26 países da UE para os quais há dados disponíveis, houve contração da economia em todos entre janeiro e março, exceto na Polônia (+0,4%) e no Chipre, onde o PIB não registrou variações.
Polônia, Chipre, Grécia (-1,2%) e Eslováquia (-11,4%) são os únicos países comunitários que não se encontram em recessão técnica, que acontece quando o PIB cai durante dois trimestres seguidos.
O afundamento da economia alemã – queda de 3,8% no PIB durante o primeiro trimestre do ano (-6,9% na taxa anualizada) – contribuiu de maneira determinante para os maus resultados do conjunto da economia europeia.
Na Itália, o PIB caiu 2,6% no trimestre, baixa de 6% em relação ao mesmo período de 2008.
No Reino Unido, a economia se contraiu em 2,4%, com queda 4,9% na taxa anualizada. Na França, retrocedeu 1,2%, um recuo de 3,2% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
A Espanha, por sua vez, já acumula três trimestres com números negativos: o primeiro de 2009 e o terceiro e o quarto de 2008 (-0,3%, -1,0% e -1,9%, respectivamente).
Os países bálticos se viram fortemente afetados pela recessão, especialmente a Letônia, cuja economia registrou uma intensa queda trimestral de 11,2% e de 18,6% no índice anualizado.
Na Lituânia, onde há menos de um ano o PIB ainda crescia, a atividade caiu 10,5% no primeiro trimestre (-11,8% em relação ao primeiro trimestre de 2008). A Estônia intensificou sua contração, até 6,1% entre janeiro e março e 15,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.
As exportações dos países do euro continuaram piorando nos três primeiros meses de 2009, com queda de 8,8% após perdas de 7,3% no trimestre anterior, e retração de 16,3% comparada ao mesmo período de 2008.
Nos 27 membros da UE, a baixa nas exportações segue a mesma tendência, com uma queda trimestral de 8,3% e de 15,3% na taxa anualizada.
As importações dos países do euro caíram 7,6% (-12,4% anualizado), enquanto as dos Estados-membros da UE se reduziram em 7,8% (-13,2% em comparação com o mesmo trimestre de 2008).