Segundo o presidente da instituição, Klaus Zimmermann, essa recuperação será decorrente dos diversos programas de estímulo econômico lançados por diversos Governos pelo mundo.
Ainda de acordo com Zimmermann, outro dos fatores é a redução dos preços do petróleo, o que conduziu a uma redução da inflação.
O DIW diz acreditar que a economia mundial vai se recuperar, mas crê que isto só será possível caso os mercados financeiros internacionais consigam readquirir a confiança.
“A confiança, no entanto, só voltará caso haja uma reorientação efetiva no setor financeiro. Para isso, é necessário criar outro tipo de incentivo econômico”, disse Zimmermann, destacando a atuação do Governo alemão ao exigir reformas estruturais durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes).
O DIW calcula que o número de desempregados na Alemanha aumentará em 700 mil, chegando a 3,7 milhões de pessoas.