Menu
Mundo

Pfizer confirma que vacinas anticovid vendidas no México e Polônia eram falsas

Uma fonte da secretaria de Saúde do estado mexicano de Nuevo León (norte) afirmou à AFP que 80 pessoas foram inoculadas com o fármaco falso

Redação Jornal de Brasília

22/04/2021 6h45

O laboratório americano Pfizer confirmou na quarta-feira que doses suspeitas de sua vacina anticovid, apreendidas no México e Polônia e que eram vendidas por até 1.000 dólares a unidade, eram falsas.

“A Pfizer identificou versões falsas de sua vacina contra a covid-19 no México e Polônia”, afirmou a empresa em um comunicado, no qual também destaca que trabalha com governos, fornecedores e profissionais de saúde para “para combater o comércio ilegal”.

Uma fonte da secretaria de Saúde do estado mexicano de Nuevo León (norte) afirmou à AFP que 80 pessoas foram inoculadas com o fármaco falso, mas não revelou detalhes.

O governo mexicano anunciou a apreensão das vacinas falsas em 17 de fevereiro em uma clínica clandestina e várias pessoas foram detidas. O MP abriu uma investigação.

A substância foi encontrada em geladeiras de cerveja tinha números de de lote e datas de vencimento falsas, de acordo com o jornal americano Wall Street Journal.

O líquido nos frascos confiscados na Polônia era uma substância cosmética, possivelmente um crime anti-rugas, segundo a Pfizer.

“Somos conscientes de que no atual ambiente em que vivemos – estimulado pela facilidade e conveniência do comércio eletrônico, assim como pelo anonimato oferecido pela internet – vai acontecer um aumento no número de fraudes, falsificações e outras atividades ilícitas relacionadas com as vacinas e os tratamentos contra a covid-19”, afirmou a empresa em um comunicado.

Na quarta-feira, o vice-diretor da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, fez um alerta sobre a oferta de vacinas anticovid falsas na Argentina, Brasil e México, denunciando um “problema” para as autoridades de saúde e policiais.

Consultado sobre a informação do WSJ a respeito da venda de vacinas fraudulentas do laboratório Pfizer no México, Barbosa disse: “Sim, recebemos informações do México, Argentina e Brasil de que algumas doses foram oferecidas nas redes sociais”.

“Os mercados ilegais oferecem vacinas que provavelmente estão falsificadas, não são a vacina real, ou talvez estejam roubando-as de um centro de saúde e ninguém pode garantir que estejam armazenadas corretamente”, disse Barbosa em coletiva de imprensa.

“Então, claramente é um problema, não só para as autoridades de saúde, mas também para a polícia identificar esta atividade criminosa”, afirmou.

Barbosa insistiu que só se pode confiar nas vacinas administradas pelas autoridades de saúde porque só essas têm a garantia de serem “seguras e eficazes” e de terem sido conservadas nas condições adequadas.

“Portanto, é muito importante rejeitar comprar qualquer tipo de vacina que se ofereça nas redes sociais e na internet”, pediu.

“Isso é um risco para sua saúde”, enfatizou.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado