O general David Petraeus, chefe do Comando Central Conjunto dos Estados Unidos, se reuniu hoje no Paquistão com o primeiro-ministro do país, Yousuf Raza Gillani, em plena ofensiva do Exército paquistanês contra os talibãs na fronteira afegã.
Durante a reunião, Gillani reconheceu que existe um “déficit de confiança” entre ambos os países, embora tenha defendido o trabalho de forma bilateral para sanar esse problema, destacando os sacrifícios de seu Exército na luta “contra o terrorismo”, informou seu escritório em comunicado.
Gillani – que pediu assistência à comunidade internacional para a reconstrução das áreas afetadas pelos combates contra a insurgência – garantiu a Petraeus que seu Governo apoia a ação militar das tropas paquistanesas.
O general Petraeus, depois que recebeu o comunicado, disse que os Estados Unidos “reconhecem os sacrifícios do Paquistão” na luta contra o terrorismo.
O Exército paquistanês lançou este sábado uma ofensiva contra o principal reduto dos talibãs paquistaneses, na demarcação tribal do Waziristão do Sul (noroeste).
A ofensiva segue uma onda de atentados por todo o país que tirou a vida de quase 200 pessoas em 12 dias.