Menu
Mundo

Petraeus assegura que formação das forças de segurança afegãs vem progredindo

Arquivo Geral

05/01/2011 8h19

O comandante da força internacional que atua no Afeganistão, o general americano David Petraeus, assegurou que a formação das forças de segurança do país asiático por parte das nações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) vem progredindo e se antecipa aos planos previstos.

Nas operações militares realizadas na região de Kandahar, as tropas afegãs já superam em número as da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf), revelou Petraeus em declarações publicadas nesta quarta-feira pelo jornal alemão “Rheinischen Post”.

“Isso marcha precisamente na direção correta”, acrescenta o militar, lembrando que forças de segurança afegãs efetivas são a condição para ceder a Cabul todas as competências em matéria de segurança até 2014 e iniciar a retirada das tropas da Otan.

O principal responsável da Isaf ressaltou que as últimas operações contra os insurgentes nas províncias mais conflituosas do Afeganistão com o apoio de forças regulares afegãs alcançaram avanços apreciáveis, da mesma forma que na integração de antigos ativistas talibãs à sociedade.

Sobre os prazos para a retirada das tropas da Otan, o general americano indicou que a entrega de todas as competências às autoridades de Cabul “não depende de prazos estabelecidos, mas das condições alcançadas” no Afeganistão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado