Menu
Mundo

Pesquisa mostra mais pessimismo dos americanos com a economia

Arquivo Geral

14/08/2009 0h00

Os consumidores dos Estados Unidos mostraram em agosto mais pessimismo em relação ao mês anterior frente às perspectivas da economia e de sua própria situação financeira, segundo dados da Universidade de Michigan divulgados hoje.

Cálculos preliminares correspondentes a este mês situam o índice de confiança elaborado pela entidade em 63,2 pontos, comparado com os 66 pontos de julho e os 69 pontos previstos pelos analistas.

O subíndice que mede a percepção dos consumidores sobre a situação econômica atual desceu para 64,9 pontos, dos 70,5 pontos de julho; já o relativo às perspectivas de como a economia evoluirá nos próximos meses baixou para 62,1 pontos, dos 63,2 pontos do mês anterior.

Os dados definitivos sobre a evolução da confiança em agosto serão divulgados no final do mês.

Outra pesquisa similar do The Conference Board, divulgada no final de julho, já mostrou uma atitude um pouco mais pessimista dos consumidores naquele mês, pelo segundo consecutivo, devido em grande parte à deterioração do mercado de trabalho.

Os investidores prestam grande atenção às pesquisas de confiança, por considerá-los uma referência de como poderia evoluir o gasto dos consumidores em bens e serviços, com a conseguinte repercussão nos resultados empresariais e no conjunto da atividade econômica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado