– Peru e Bolívia, onde entre 25% e 35% das crianças trabalham, lideram os indicadores de trabalho infantil na América do Sul, segundo números da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados nesta sexta-feira em Buenos Aires.
Por sua parte, Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela integram o grupo de países com menores níveis de trabalho infantil, com porcentagens que vão de 5% a 8%, precisou o coordenador regional do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil da OIT, Manuel García.
No meio da classificação, estão Colômbia, Equador e Paraguai, onde trabalham de 10% a 17% das crianças, acrescentou García em um encontro organizado pelo Ministério de Trabalho argentino.
“Temos que ser capazes de erradicar o trabalho infantil da Argentina. Estamos brigando para que o uso de mão-de-obra infantil, já proibido, também seja crime penal”, sustentou a presidente da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti), Pilar Rey Méndez, em comunicado da pasta sobre os resultados do encontro.
O Governo argentino se comprometeu a erradicar o trabalho infantil até 2015, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mas analistas concordam que a meta está longe de ser cumprida no país, onde quase 500 mil menores de 5 a 17 anos fazem tarefas trabalhistas diariamente, não só pela falta de dinheiro, mas também por tradições culturais.