O Governo da China afirmou hoje que o navio americano que, information pills segundo os Estados Unidos, foi intimidado por cinco embarcações chinesas no domingo, perto da ilha de Hainan, infringiu as leis internacionais e chinesas sobre o uso de águas territoriais.
“As reivindicações dos EUA são totalmente inexatas e confusas, e são absolutamente inaceitáveis para a China”, disse hoje o porta-voz da Chancelaria chinesa Ma Zhaoxu, em coletiva de imprensa.
“A embarcação da Marinha americana Impeccable infringiu as leis internacionais e chinesas e estava realizando atividades na zona exclusiva econômica do Mar da China Meridional sem a permissão da China”, afirmou o porta-voz.
Segundo o porta-voz, o Governo chinês apresentou um protesto formal perante o americano. Ma, em nome do Governo, pediu a Washington a “cessação imediata dessas atividades e a tomada de medidas para evitar incidentes similares no futuro”.
De acordo com o Pentágono, cinco navios chineses seguiram e realizaram no domingo passado “manobras agressivas” em uma proximidade “perigosa” ao Impeccable.