Pelo menos 89 pessoas morreram após a passagem de um devastador tornado pela cidade de Joplin, no estado do Missouri (EUA), informou nesta segunda-feira o gerente municipal da cidade, Mark Rohr.
Em entrevista coletiva, ele afirmou que o tornado provocou a queda de edifícios, e que o número de mortes deve subir. Já o diretor dos serviços de emergências de Joplin, Keith Stammer, estipulou que cerca de um quinto da cidade foi destruído pelo tornado.
“A área por onde passou o tornado está no centro da cidade e tem uma alta densidade de população”, disse Stammer em entrevista à rede de televisão “CNN”, acrescentando que mais de 40 agências governamentais de Kansas, Arkansas, Oklahoma e Missouri se somaram às tarefas de socorro.
Por sua vez, o governador do Missouri, Jay Nixon, que ontem ordenou a intervenção da Guarda Nacional do Estado, disse que o tornado causou “uma devastação total”.
A força do tornado fez com que moradores do condado de Dade, que fica a cerca de 110 quilômetros de Joplin, encontrassem hoje em seus jardins material procedente do hospital Saint John’s, da cidade atingida.