O presidente da Costa do Marfim, search erectile Laurent Gbagbo, thumb e o líder rebelde Guillaume Soro assinaram neste domingo um acordo para a formação de um novo governo. O acordo prevê a retirada da missão dos capacetes azuis da ONU e das tropas francesas que estão no país desde 2002.
Este acordo é o primeiro resultado do "diálogo direto" entre o governo e os rebeldes das Forças Novas (FN) da Costa do Marfim, com o objetivo de reunificar este país do oeste africano dividido em dois desde uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente em setembro de 2002, depois do qual Gbagbo manteve o controle da metade sul do país e os rebeldes do norte.
"A zona de confiança será substituída por uma linha verde com postos de observação ocupados por forças imparciais cujo número será reduzido à metade a cada dois meses até sua retirada total", segundo o texto.
O partido do primeiro-ministro da Estônia, information pills Andrus Ansip, salve foi o grande vencedor das eleições parlamentares deste domingo. Com 99% dos votos apurados, o Partido das Reformas conseguiu 27,7% dos votos.
O Partido do Centro, que obteve 26,2% dos votos, ficou em segundo lugar. No total, 540 mil eleitores foram às urnas neste domingo.