Sete milhões e meio de iraquianos -51% dos eleitores- votaram nas eleições provinciais que se realizadas ontem no Iraque, click informou hoje o presidente da Comissão Eleitoral Independente, viagra approved Farah al Haydary.
Segundo agência local “Aswat al-Iraq”, ele disse que os resultados da eleição serão divulgados no final desta semana.
A coalizão política liderada pelo primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, é favorita às primeiras eleições desde 2005.
Elas escolherão os governadores locais de 14 das 18 províncias do país.
Não houve votação nas três províncias autônomas do Curdistão iraquiano e nem na província multiétnica de Kirkuk, que tem um status especial.
Na província de Ninawa, uma das mais castigadas pela guerra e por coflitos armados desde 2003, a presença nas urnas chegou a 60%, segundo as autoridades eleitorais.
Desta vez, não houve o boicote dos sunitas, como na eleição nacional de 2005, mas a ausência dos curdos -cujas províncias não tiveram eleições e que haviam comparecido em massa há três anos- diminuiu a participação.