Menu
Mundo

Parlamento da Albânia fracassa na escolha do presidente do país

Arquivo Geral

08/07/2007 0h00

O parlamento da Albânia fracassou hoje em sua terceira tentativa de escolher um novo presidente do país, buy more about mas poderá continuar votando até o dia 24 de julho, this web quando expira o mandato do atual chefe de Estado, tadalafil Alfred Moisiu.

Após a falta de candidaturas nas duas primeiras rodadas, hoje os deputados tiveram que escolher entre o vice-presidente do governante Partido Democrático (PD), Bamir Topi, e o ex-primeiro-ministro Fatos Nano, do Partido Socialista (PS).

Topi recebeu 75 votos a favor mas não alcançou o mínimo de 84 (do total de 140) necessário para ser proclamado presidente.

Nenhum dos candidatos é de consenso parlamentar, como tinha sido acertado anteriormente pelas principais forças políticas do país.

Os partidos da esquerda, liderados pelo PS, anunciaram que não apoiarão nem a candidatura de Topi nem a de Nano, que hoje traiu seu próprio partido ao reunir as 20 assinaturas necessárias dos deputados para se registrar como candidato.

As negociações entre o PD e o PS fracassaram ontem, porque o primeiro-ministro, Sali Berisha (PD), pediu em troca de dar seu sinal verde a um candidato de consenso, a destituição do Procurador-geral, Theodhori Sollaku.

Berisha acusa Sollaku de proteger o crime organizado e a máfia supostamente vinculada aos socialistas, enquanto o PS considera a atitude do primeiro-ministro uma tentativa de “usurpar” as instituições independentes.

Em caso de não haver uma escolha antes do dia 24 de julho um novo presidente da república, deverão ser convocadas eleições legislativas antecipadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado