O ministro das Relações Exteriores francês, Alain Juppé, afirmou nesta terça-feira que Paris é favorável que as sanções que a União Europeia (UE) estuda adotar contra o regime sírio incluam seu presidente, Bashar al Assad.
Os embaixadores dos 27 membros da UE em Bruxelas estudam sanções contra Damasco pela repressão sangrenta dos protestos, que podem ir desde o embargo de armas à proibição de emissão de vistos.
“Trabalhamos um texto que inclua sanções contra pessoas que merecem ser sancionadas”, disse o chefe da diplomacia francesa, que acrescentou que a França deseja que elas se estendam a Assad.
Juppé ressaltou que o país “certamente condena” a repressão do Governo sírio contra seus opositores.
“Um Governo que mata seus civis porque estes querem se manifestar e instaurar uma verdadeira democracia perde sua legitimidade”, disse o ministro francês.
Entre as sanções que a UE estuda adotar contra o Executivo sírio está a proibição a funcionários do regime de viajar à Europa e o congelamento de seus ativos e os de entidades vinculadas a Assad, duas ações frequentes neste tipo de caso.