Paris habilitou dois aviões governamentais para os franceses que queiram sair do Japão e recomendou a seus cidadãos que deixem “a região de Tóquio”, informou nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores.
“Levando em conta a possível evolução da situação, recomenda-se aos franceses de Tóquio que abandonem a região e se dirijam ao sul do país ou voltem para a França”, informou o Ministério em seu site, no qual anunciou que “as autoridades francesas põem à disposição dois aviões governamentais”.
A diplomacia francesa, que recomenda a seus cidadãos que não viajem ao Japão, afirmou ainda que a embaixada francesa em Tóquio passou a dedicar-se a “missões prioritárias” de assistência à comunidade francesa.
O ministério desaconselha também “os deslocamentos aos departamentos de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Chiba”.
Horas antes, a ministra do Meio Ambiente francesa, Nathalie Kosciusko-Morizet, assegurou que “o pior cenário” é “provável”, após a deterioração de diversos reatores da central de Fukushima, afetada pelo terremoto de nove graus na escala Richter, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que atingiu o país na sexta-feira.