Menu
Mundo

Paraguai defende integração comercial e energética no Mercosul

Arquivo Geral

17/03/2009 0h00

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, drug Alejandro Hamed, search destacou hoje em Montevidéu as estratégias do país para impulsionar a integração tarifária e energética no Mercosul neste primeiro semestre de 2009.


Durante a 16ª sessão plenária do Parlasul, viagra sale o Parlamento do bloco, Hamed defendeu a “eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum e a distribuição da renda aduaneira” entre os países do bloco, integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e ao qual a Venezuela está em processo de adesão plena.


Para o chanceler paraguaio, essas medidas terão “grande impacto para consolidar a união aduaneira e, para o Paraguai, este tema tem direta incidência sobre seu desenvolvimento”.


O ministro também se referiu a “assuntos pendentes”, como a criação de um código alfandegário comum e a interconexão digital entre as alfândegas.


Além disso, Hamed afirmou que o Paraguai pretende “impulsionar decididamente uma integração energética” e, para isso, apoiará “as tarefas que lhe foram encomendadas para a elaboração de um Programa de Cooperação Sul-Sul”.


O diplomata também defendeu impedir que “as preocupações políticas no continente e em um mundo carregado de incertezas e instabilidades” afetem o processo de integração.


O Paraguai ocupa a Presidência temporária do Mercosul durante o primeiro semestre deste ano.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado