Menu
Mundo

Para chefe da diplomacia da UE, Estado palestino é garantia para segurança de Israel

“Acredito que a melhor garantia para a segurança de Israel é a criação de um Estado palestino”, afirmou, segundo um resumo deste encontro

Redação Jornal de Brasília

20/11/2023 23h43

(Photo by Jaafar ASHTIYEH / AFP)

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse, nesta segunda-feira (20), que estabelecer um Estado palestino seria a melhor forma de garantir a segurança de Israel.

Depois de uma visita ao Oriente Médio, Borrell declarou, por videoconferência, aos ministros das Relações Exteriores dos 27 países-membros do bloco, que havia chegado a uma “conclusão política fundamental” nesta viagem.

“Acredito que a melhor garantia para a segurança de Israel é a criação de um Estado palestino”, afirmou, segundo um resumo deste encontro.

Borrell insistiu em que Israel não deve ocupar a Faixa de Gaza assim que a guerra atual terminar e que o controle do território deveria recair na Autoridade Palestina, que controla a Cisjordânia.

No curto prazo, o alto representante diplomático da UE destacou “a urgência” da situação humanitária em Gaza e defendeu a  “rápida implementação” das pausas humanitárias defendidas em uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado