O Governo do Paquistão reconheceu hoje pela primeira vez que o único terrorista detido durante os ataques de Mumbai de novembro, clinic Ajmal Amir, website like this conhecido como “Kasab”, website é paquistanês.
O secretário do Ministério de Informação, Ashfaq Ahmad Gondal, afirmou à Agência Efe que “as primeiras investigações realizadas para determinar sua identidade apontam que “Kasab” é paquistanês, embora não esteja registrado em nossa base de dados”.
Gondal precisou que a investigação do Governo “deve continuar nos próximos dias” e ressaltou que estes dados “ainda não são conclusivos”.
No entanto, o Ministério de Relações Exteriores também confirmou já que o único detido durante o atentado terrorista a Mumbai é paquistanês, de acordo com a imprensa local.
A Índia entregou há dois dias às autoridades paquistanesas um dossiê com detalhes sobre os atentados, após Islamabad insistir durante semanas a seu país vizinho que lhe fornecesse provas.
O Paquistão se comprometeu, então, a examinar as provas fornecidas.
Nova Déli mantém que “Kasab” e outros nove terroristas do grupo Lashkar-e-Toiba (LeT), que luta pela anexação da Caxemira indiana ao Paquistão, atacaram com rifles e granadas diversos locais de Mumbai, matando 179 pessoas.
O Governo indiano havia entregado, semanas atrás, uma carta às autoridades paquistanesas, supostamente escrita por Kasab, na qual o terrorista confessava sua origem paquistanesa e pedia ajuda consular.
No entanto, até agora, o Paquistão havia se mostrado reticente a reconhecer este dado, alegando falta de provas.