O Governo do Paquistão anunciou hoje que a ofensiva contra os talibãs no vale de Swat vai terminar em “dois ou três dias”, stuff depois que as forças paquistanesas retomaram ontem o controle de Mingora, o principal povoado da região.
“Apenas resta 10% do trabalho e, se tudo for bem, todos os focos de resistência terão sido apaziguados em dois ou três dias”, disse o ministro da Defesa paquistanês, Syed Athar Ali, desde Cingapura, onde participa da conferência asiática de segurança.
Nas últimas 24 horas perderam a vida 25 insurgentes e um soldado paquistanês na reconquista de Mingora, com uma população de 300 mil habitantes.
Além disso, até o momento, cerca de 2,4 milhões de pessoas foram deslocadas no nordeste do Paquistão como consequência da ofensiva contra os talibãs em Swat, aonde chegaram no começo de maio os talibãs.
A maior parte da cúpula talibã do vale continua ainda em paradeiro desconhecido, e as autoridades da província da Fronteira do Noroeste, à qual pertence Swat, oferecem recompensas a quem ajudar a capturar os extremistas.