As forças de segurança paquistaneses detiveram um importante líder da insurgência talibã durante uma operação lançada na região tribal fronteiriça com o Afeganistão, informou hoje à Agência Efe um porta-voz militar.
“Uma figura importante foi detida nas áreas tribais, mas ainda não podemos confirmar nada”, se limitou a dizer o porta-voz do Exército paquistanês, Basir Haider.
Segundo a imprensa paquistanesa, o Exército deteve o clérigo Omar, porta-voz do Tehrik-e-Talibã Paquistão (TTP), organização proscrita pelo Governo que reúne diferentes grupos talibãs do país.
O clérigo Omar, que tem base na demarcação tribal de Bajaur, era um dos porta-vozes mais ativos do TTP, embora nos últimos meses sua presença na imprensa tenha sido muito menor.
No entanto, Omar foi um dos três membros da insurgência talibã a nos últimos dias ter desmentido a morte do líder Baitulá Mehsud, em um ataque americano no último dia 5.
Os analistas consideram Omar uma pessoa próxima a Mehsud, apesar de sua base de operações estar a mais de 200 quilômetros do Waziristão do Sul, reduto do líder do TTP.
A Polícia também deteve ontem à noite em Islamabad outro estreito colaborador de Mehsud quando recebia tratamento médico em um hospital da capital.
Segundo as autoridades paquistanesas, que consideram a morte de Mehsud praticamente confirmada, há disputas internas na cúpula do Talibã para escolher o sucessor do líder após sua suposta morte.