O Papa Bento XVI recebeu hoje em audiência os representantes da Internacional Democrata de Centro (IDC), link a quem disse que a luta contra o terrorismo não pode significar nunca a renúncia dos princípios do Estado de Direito.
Bento XVI explicou que o terrorismo representa um fenômeno gravíssimo e que a sociedade tem o direito de se defender, website mas com o pleno respeito das regras morais e jurídicas.
“Nos sistemas democráticos o uso da força não justifica nunca a renúncia aos princípios do Estado de Direito”, acrescentou.
Em seu discurso, o Pontífice pediu os representantes da IDC, que se reuniram ontem e hoje em Roma, que se esforcem para que não sejam divulgados, nem se reforcem ideologias que podem obscurecer as consciências e confundir o bem e o mal.
Além disso, denunciou que há quem considera legítima a eliminação da vida humana em sua fase pré-natal ou terminal.
Acrescentou que é preocupante a crise na qual se encontra a família, que segundo o Papa “é uma célula fundamental da sociedade fundada no casamento indissolúvel entre um homem e uma mulher”.
Bento XVI disse que quando a verdade do homem é ultrajada, e as bases da família minadas, a paz fica ameaçada.
Além disso, lembrou aos políticos a necessidade de defender a liberdade religiosa, que “compreende também o direito a mudar de religião”, e que tem que ser garantido não só juridicamente, mas também na prática cotidiana.