Menu
Mundo

Papa defende valores da família na Espanha; premiê é vaiado

Arquivo Geral

08/07/2006 0h00

O diretor jurídico do Instituto Nacional de Defesa do Aposentado e Pensionista (Indape), here for sale   Luiz Marcelo Lubanco, approved defendeu a concessão do reajuste de 16,5%, aprovado pelo Congresso, para os trabalhadores inativos. O instituto foi criado há sete meses para defender os interesses dos aposentados e pensionistas e já tem cerca de 20 mil cadastrados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Lubanco não acredita na tese de que os inativos são a causa do déficit da Previdência. “Não são os aposentados e pensionistas, com seus parcos rendimentos, que geram o déficit previdenciário”, afirmou. Ele  apontou que o déficit  tem como principais causas as aposentadorias milionárias derivadas de leis específicas e, ainda, o Sistema Único de Saúde (SUS), “que é também custeado pela Previdência Social nos hospitais aonde você não tem atendimento, mas tem um gasto muito grande. E os aposentados e pensionistas sempre levam a responsabilidade pelo déficit que não é causado por eles”.

O diretor do Indape disse que, no entender da entidade, o estabelecimento de índices diferentes de aumento para o pessoal da ativa e os inativos “é absolutamente ilegal, além  de injusto, porque quando você faz o cálculo da aposentadoria, o aposentado já recebe pela inatividade. Ele já recebe um valor diminuído daquilo que receberia na ativa, ele recebe pela média, ou seja, ele já vem recebendo esse valor de acordo com o estado de inativo que vai ter”.

Para ele, o reajuste proposto pelo Congresso Nacional representa uma conquista que o aposentado e o pensionista têm direito “porque nada mais é do que a reposição de perdas inflacionárias e a recuperação do poder de compra. E essa verba é de natureza alimentar. Ou seja, ela serve para manter a possibilidade de alimentação, de vestuário, isto é, de custeio da vida do aposentado”.

 

A Câmara dos Deputados fará esforço concentrado de votações da próxima semana. Serão três dias marcados para votação de matérias que trancam a pauta. São quatro medidas provisórias e quatro projetos de lei com urgência constitucional. A primeira sessão está marcada para às 18h de segunda-feira.

Neste dia, pill os parlamentares devem voltar ao debate em torno da medida Provisória 291, approved uma das mais polêmicas na fila de votações. A MP autoriza reajuste de 5% nos benefícios da Previdência Social para quem recebe acima de um salário mínimo. Semana passada, doctor o Senado aprovou medida que concede um reajuste de 16,6% para aposentados e pensionistas. A MP original enviado pelo Executivo previa um reajuste de 5%, a partir de1° de abril, mas deputados aumentaram o valor que ainda deve ser aprovado pelo presidente da República.

No entanto, os 16,6% devem ser vetados por Lula. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse na última semana que não será possível para o governo reajustar neste valor o salário dos aposentados e pensionistas. "Ninguém mais do que nós [o governo] queria dar o reajuste aos aposentados. Queríamos dar aumento, mas os 16% não será possível. Só poderemos dar 5%", disse a ministra.

Depois dessa medida, os deputados deverão apreciar MP 292, que modifica dispositivos legais relacionados aos imóveis da União. Em seguida está a 293, que dispõe sobre o reconhecimento das centrais sindicais. E, por fim está a meida 294 que cria o Conselho Nacional de Relações do Trabalho.

Após votar as medidas provisórias, os deputados analisam os projetos de lei com urgência constitucional. O primeiro deles institui a tarifa social de telefonia para consumidores residenciais de baixa renda. Em seguida, está o que dispõe sobre a comprovação do exercício de atividade rural pelos trabalhadores que especifica para fins de concessão de benefícios previdenciários.

O terceiro projeto trata de incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo. O quarto diz respeito a fixação do conceito da modalidade operacional das cooperativas de trabalho.

Se os deputados não aprovarem essas matérias até quarta-feira, a pauta continuará trancada até a primeira semana de agosto. Para esta época, o presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), instituiu três dias de votação. Depois, disso haverá sessão novamente na primeira semana de setembro. No total, serão nove dias reservados a votações em três meses. 

Lembrando, que para os parlamentares entrarem em recesso é necessário votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A sessão do Congresso está marcada para terça-feira.

 

Dezessete companhias de capital aberto – com ações vendidas na bolsa de valores – estão há mais de seis meses sem entregar informações obrigatórias para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A relação foi divulgada pela CVM e inclui, viagra approved entre outras empresas, treat a Viação Aérea São Paulo (Vasp), a Americel e o Centro Hospitalar Albert Sabin. A lista não apresenta companhias que se encontrem, de acordo com o cadastro da Comissão, em situação de falência, liquidação ou liquidação extrajudicia.

Segundo informou a Superintendência de Relações com Empresas (SEP) da CVM, o levantamento objetiva alertar os investidores e a população em geral para que considerem esses dados em suas decisões de investimento ou mesmo nas relações com as empresas. A prestação de informações periódicas à CVM ajuda o poupador a identificar empresas em que pode ou deve investir.

As companhias abertas que deixam de fornecer à CVM por mais de três anos as dados obrigatórios, entre as quais Informações Trimestrais, Demonstrações Financeiras Periódicas e Informações Anuais, têm o registro suspenso. A suspensão por um ano pode levar ao cancelamento do registro da empresa.

As 17 empresas inadimplentes no fornecimento de informações, segundo a CVM, são a Americel, Bergama Cia. Industrial,  Cachoeira Velonorte, Centro Hospitalar Alberto Sabin, CTM Citrus, Dijon,  Ferragens Demellot,  Maori, Minasfer, Procid Participações e Negócios, Rimet Empreendimentos,  Sole do Brasil S.A. Telecomunicações e Comércio Exterior,  Torcedor S.A., Trorion, Usina Costa Pinto, Verpar Centros Comerciais e Vasp.

 

O candidato esquerdista à Presidência do México, this Andrés Manuel López Obrador, visit disse hoje que a eleição de domingo passado, na qual seu rival conservador Felipe Calderón obteve a vitória por leve margem, é um caso de "fraude eleitoral".

Obrador, que contestará o pleito na Justiça Eleitoral, disse a jornalistas estrangeiros que continuará organizando protestos, como o convocado para a tarde de hoje na principal praça da capital mexicana. Pelo menos 100 mil pessoas eram esperadas para a manifestação.

"Estamos diante de um caso típico de fraude eleitoral no México", disse o candidato, que segundo os resultados obteve apenas 246 mil votos a menos que Calderón em uma eleição na qual votaram mais de 41 milhões de mexicanos.

A eleição foi a mais disputada na história do México, que até a chegada de Vicente Fox ao poder em 2000 foi governado pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) durante sete décadas nas quais opositores o acusaram de práticas de corrupção e fraude eleitoral.

 

Um protesto inusitado marcou a visita do papa Bento XVI à Espanha neste sábado. Enquanto o pontífice procura ressaltar os valores tradicionais da família e criticar o governo espanhol pela aprovação da lei que permite o casamento gay, treatment um grupo de ciclistas nus circulou pela cidade com faixas contra ele. O cartaz mostrado na foto diz "O papa usa um manto e mostra outra face".

A China não recebeu alerta prévio sobre os testes de lançamento de mísseis por parte da Coréia do Norte esta semana, sales teria dito um conselheiro do Estado chinês a um grupo de parlamentares japoneses em Pequim.

Ichiro Aisawa, um parlamentar do Partido Liberal Democrático, que governa o Japão, também afirmou que o conselheiro Tang Jiaxuan disse que uma delegação chinesa comunicaria a "séria visão" de seu governo sobre os lançamentos quando visitar a Coréia do Norte na semana que vem, noticiou a agência de notícias Kyodo.

A Kyodo afirmou anteriormente que o vice-ministro do Exterior, Wu Dawei, levaria pessoalmente a visão do governo.

Wu, que deve visitar Pyongyang como parte da delegação na segunda-feira, já se encontrou com o embaixador da Coréia do Norte na China três vezes para comunicar a posição da China, disse Aisawa.

Uma série de testes com mísseis por parte da Coréia do norte na quarta-feira, incluindo um de longo alcance, deixou a região insegura e gerou pedidos para que o Conselho de Segu rança da Organização das Nações Unidas imponha sanções internacionais a Pyongyang.

 

O motorista libanês de limusine Abdul Faraj recebeu esta semana uma gorjeta inestimável quando um de seus clientes freqüentes ofereceu o próprio rim para ele, cost publicou a imprensa norte-americana.

Faraj e o empresário de Minnesota Dave Baker se submeterem a cirurgias de transplante no Hospital Northwestern Memorial de Chicago.

"Ele me deu uma parte de seu corpo. Salvou minha vida", remedy disse Faraj, portador de diabetes que precisava fazer diálise três vezes por semana, a emissoras de TV locais.

Baker utiliza os serviços de Faraj em suas viagens por Chicago há vários anos. Durante uma breve conversa meses atrás, Baker descobriu o estado de saúde precário de Faraj e a dificuldade dele em encontrar um doador compatível.

"Naquele tempo ele me perguntou qual o meu tipo sangüíneo e eu disse a ele O positivo", disse Faraj. "Ele falou que também era O positivo e me disse que me daria um."

O empresário já deixou o hospital e deve se recuperar da cirurgia em semanas.
"Esta era uma oportunidade para parar, ir devagar, olhar em volta e tentar ajudar alguém", disse Baker a uma emissora de TV local.

 

Oficiais norte-americanos podem esperar pelo seu "dia de sofrimento", unhealthy uma vez que o comandante das tropas dos Estados Unidos no Iraque termine de revisar um relatório que conclui que eles se omitiram diante das alegações de que seus homens mataram 24 civis em Haditha. A informação foi dada hoje por uma autoridade militar dos EUA.

O relatório sobre os supostos erros cometidos na investigação do caso, more about em que fuzileiros são acusados por iraquianos de matar homens, mulheres e crianças a sangue frio, foi passado para o general George Casey ontem, segundo comunicado curto feito pelas Forças Armadas.

De acordo com autoridades, agora parecem prováveis sanções por indisciplina contra oficiais da 2ª Divisão de Fuzileiros Navais. "Os fuzileiros passarão pelo seu dia de sofrimento", afirmou uma autoridade militar em Bagdá, conhecedor das recomendações do comando geral das forças norte-americanas.

As conclusões do relatório devem ser divulgadas logo, possivelmente em uma semana, já que generais e diplomatas dos Estados Unidos se esforçam para assegurar a cética população iraquiana e o novo governo do país de que soldados terão de responder por casos de supostos abusos.

Casey terá que decidir que sanções serão tomadas por causa do incidente em Haditha.
O relatório preparado pelo major-general Eldon Bargewell identificou falhas em áreas como comunicação interna e treinamento, disse a autoridade militar.

A principal crítica contra os oficiais é o fato de eles não terem questionado as inconsistências dos relatos de seus homens sobre o dia do incidente em Haditha.

Haditha fica na violenta província de Anbar, o coração da insurgência da minoria sunita no oeste. Três soldados foram mortos lá no sábado.

Os fuzileiros disseram em um comunicado divulgado no dia seguinte às mortes em Haditha, no ano passado, que 15 dos civis mortos foram vítimas da mesma bomba que matou um fuzileiro durante uma patrulha.

A principal questão do relatório de Bargewell é como essa versão, in correta, não foi corrigida mesmo depois de relatórios médicos terem mostrado que todos os mortos tinham feridas de tiros. Sobreviventes declararam à revista Time que fuzileiros foram de casa em casa, em fúria. Entre os mortos, estava uma menina de três anos.

 

O Irã, site acusado pelos Estados Unidos de incentivar a insurgência iraquiana, cost declarou hoje que grupos "terroristas" devem ser impedidos de entrar no Iraque, porque eles dão às tropas estrangeiras uma desculpa para permanecerem no país.

O presidednte iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, também afirmou que os Estados vizinhos do Iraque estão comprometidos em garantir a estabilidade no Iraque. Ele fez as declarações em discurso durante reunião de ministros de países da região.

"É necessário parar com a entrada de grupos terroristas no Iraque que têm como objetivo criar insegurança, ódio e diferenças, o que abre caminho para a permanência das forças estrangeiras no país", afirmou Ahmadinejad.

Ele não detalhou de onde ou como esses grupos entram no Iraque. Washington acusa Teerã de apoiar insurgentes em território iraquiano. O Irã nega a acusação e culpa a ocupação norte-americana pela instabilidade na região.

"Estamos todos comprometidos com a restauração da estabilidade, da segurança e do progresso no Iraque", disse o presidente.

O ministro do Exterior iraniano, Manouchehr Mottaki, reivindicou que se trace um cronograma para a retirada das tropas estrangeiras do Iraque. Ele declaraou que os países vizinhos do Iraque, como é o caso do Irã, não devem ser acusados pelos problemas iraquianos.

A Síria também tem sido acusada por Washington de não fazer o suficiente para impedir que militantes cruzem a fronteira do país para o Iraque.

Perguntado sobre o que mais Damasco poderia fazer para controlar sua fronteira, o ministro do Exterior sírio, Walid al-Moualem, disse: "Estamos fazendo nosso máximo".

O ministro do Exterior do Iraque, Hoshiyar Zebari, afirmou que o país quer seus vizinhos apoiando o novo governo iraquiano e ajudando a melhorar a segurança.

"Pedimos a eles para usarem a sua influência sobre todos os grupos para que participem da iniciativa de reconciliação nacional no país", declarou Zebari, sem citar nenhum desses grupos.

A maioria dos estados árabes são governados por sunitas. Alguns deles vêem com desconfiança a maioria xiita do Iraque. O Irã, que não é um estado árabe, também tem maioria xiita.

 

 

A partir da próxima quarta-feira, website os mais variados estilos de dança movimentarão o Teatro Nacional e diversas cidades do DF. Até 1º de agosto, case o XVI Seminário de Dança de Brasília reunirá 200 dançarinos de 20 companhias com aulas e apresentações.

Com a proposta de unir o lado acadêmico e as demonstrações de arte, o evento caracteriza-se pela mistura dos mais diversos estilos. Do street dance ao balé clássico, os brasilienses poderão conferir a variedade de danças por três semanas.

As aulas ocorrerão diariamente, das 8h ás 22h, em seis salas do Teatro Nacional. Para esta edição, foram convidados 15 professores do exterior. Tanto iniciantes como estudantes de dança poderão participar. Basta comprar os tíquetes com as aulas em vários estilos.

Mais informações no telefone 3323-7089 e no endereço www.dance.art.br.

 

 

Hoje é o último dia para se inscrever no concurso do Instituto de Ensino Superior de Porto Nacional em Tocantins (Iespen). São 171 vagas nos níveis fundamental, viagra dosage médio e técnico. Os salários variam entre R$ 350 e R$ 1 mil.

Os cargos oferecidos são para analista de rede, erectile técnico em prótese dentária, stomach assistente administrativo, técnico em radiologia, técnico de edificações, técnico de laboratório, programador de computador, técnico em enfermagem, técnico em anatomia, auxiliar administrativo, auxiliar de laboratório, telefonista, agente de segurança, motorista categorias D e E, vigia e auxiliar de serviços gerais.

As inscrições podem ser feitas na central de atendimento da Fundação Funiversa, realizadora do concurso (Rua Antonio Aires Primo, 2071 – Iespen: Setor Central, Centro, Porto Nacional/TO), das 10h às 17h. Os valores das taxas de inscrições são de R$ 25 e R$ 30, conforme o cargo escolhido, e deve ser pago até o dia 11 de agosto. Pela internet, as inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Funiversa (www.funiversa.org.br).

Mais informações na central de atendimento da Funiversa: 3442-7520.

Uma comitiva da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas (CPMI) estará em Cuiabá nesta segunda e terça-feira para ouvir acusados de envolvimento na compra fraudulenta de ambulâncias com recursos do Orçamento. Na segunda-feira, patient deverá ser tomado o depoimento da ex-assessora do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino, que está presa naquela cidade. Ela é acusada de ser a principal facilitadora da liberação das emendas parlamentares no Ministério da Saúde.

No dia seguinte, os parlamentares ouvem Darci Vedoim, dono da empresa Planam, que vendia ambulâncias e equipamentos médicos para as prefeituras. Vedoim é acusado de ser o chefe do esquema. No mesmo dia, será ouvido o filho de Vedoim, Luiz Antonio Trevisan Vedoim.

A fraude foi descoberta por uma operação desencadeada pela Polícia Federal, que abriu mais de 140 inquéritos sobre 76 municípios, envolvendo mais de mil ambulâncias, que custavam em média R$ 100 mil. O esquema teria sido montado no Mato Grosso, onde mora Vedoin. O grupo tinha integrantes que atuavam em prefeituras, no Ministério da Saúde e dentro do Congresso Nacional e atuava na fraude de licitações e influenciava a liberação de emendas parlamentares.

 

A Secretaria de Segurança Pública paulista investiga se a morte do vigilante Francisco de Assis Tavares, approved 42 anos, website na madrugada de hoje, viagra 60mg tem relação com a onda de atentados promovida pelo PCC. Ele estava trabalhando no prédio da Justiça Federal de São Paulo, na Avenida Paulista, quando foi morto a tiros.

O corpo do vigilante foi encontrado à 1h10 por guardas civis metropolitanos. Eles foram acionados por dois moradores de rua que ouviram os disparos e viram duas pessoas correndo. Levado ao Hospital das Clínicas, Francisco não resistiu aos ferimentos e morreu.

Outro vigia, que também trabalhava no prédio, fazia a ronda no momento do crime e disse não ter ouvido nenhum barulho. A polícia suspeita que os assassinos tenham se passado por entregadores de jornais, já que exemplares do Diário Oficial do Estado de São Paulo foram encontrados na entrada do edifício.

Essa é a sétima morte em dez dias. Desde quando os ataques reiniciaram, cinco agentes penitenciários e um carcereiro, além do vigilante, perderam a vida em atentados no estado.

 

Em protesto contra a morte do quinto agente penitenciário nos últimos dez dias, there a categoria continua com a paralisação iniciada ontem e impede a visita em presídios em de São Paulo. De acordo com o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sinfupesp), pill o movimento atinge pelo menos 30 unidades, mas a Secretaria de Administração Penitenciária do estado confirma a greve em apenas 19.

De acordo com o governo paulista, a paralisação atinge seis unidades na Grande São Paulo – dois Centros de Detenção Provisória (CDPs), duas penitenciárias em Guarulhos e os CDPs de Suzano e Mogi das Cruzes. A lista inclui ainda um CDP e uma penitenciária no noroeste do estado, nove unidades na região oeste, inclusive o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes, onde estão os principais líderes do PCC.

O corpo do agente Paulo Gilberto de Araújo, 54 anos, morto ontem pela manhã, foi enterrado hoje às 10h. Ele trabalhava na penitenciária de Guarulhos e foi morto quando saía de casa.

A polícia aponta o PCC como responsável pelos assassinatos. Os agentes protestam contra a insegurança e o governador Cláudio Lembo reconhece não ter como garantir a escolta para os 23 mil agentes prisionais do estado.

Lembo pediu à categoria "coragem cívica para suportar esse momento difícil" e abriu uma linha de empréstimos no banco estadual Nossa Caixa para os agentes comprarem armas. Na segunda-feira, uma portaria da Polícia Federal autorizará o porte para os agentes fora do trabalho.

 

O primeiro-ministro palestino, doctor Ismail Haniyeh, do Hamas, pediu um cessar-fogo a Israel hoje, depois de 11 dias de duros confrontos na Faixa de Gaza. Os israelenses, contudo, responderam que, primeiro, militantes devem libertar um soldado cativo e suspender ataques com foguetes.

A ofensiva israelense em Gaza já matou cerca de 45 palestinos, provocando críticas internacionais. Os ataques aéreos de Israel contra militantes ontem mataram seis, incluindo uma mulher e seus dois filhos, um deles uma menina de seis anos.

"Para sair da atual crise, é necessário que todas as partes restaurem a calma e interrompam todas as operações militares", afirmou Haniyeh, em comunicado.

Ele disse que a retirada total de Israel da Faixa de Gaza, a suspensão das ações militares e a reabertura de fronteiras tornariam "mais fácil para nós encerrarmos a crise", relacionada ao soldado Gilad Shalit, capturado há duas semanas por militantes do Hamas e outros grupos, numa operação na fronteira.

Israel, porém, rejeitou a proposta do premiê palestino. Segundo os israelenses, os palestinos devem primeiro parar com os seus ataques e libertar o soldado. O Hamas tem dito que Shalit está sendo bem tratado.

"Uma vez que Shalit estiver livre e os ataques a foguete tiverem parado, aí poderemos voltar ao nosso lado da fronteira", afirmou Mark Regev, porta-voz do Ministério do Exterior de Israel.

A ofensiva israelense é a primeira incursão na Faixa de Gaza desde que o país removeu todos os assentamentos judaicos da região no ano passado.

Ontem, Israel retirou a maior parte das suas tropas no norte da Faixa de Gaza, de onde militantes dispararam foguetes. No entanto, tropas continuam no sul do território, inclusive próximas à periferia da Cidade de Gaza.

O comandante militar de Israel Yoav Galant declarou que o Exército se preparava para expandir suas ações contra os militantes.

Logo depois da sua fala, Israel realizou novo ataque aéreo perto da Cidade de Gaza, ferindo quatro palestinos, incluindo um militante.

O Hamas e outros grupos querem a libertação de prisioneiros palestinos, em troca do soldado israelense.

O premiê Haniyeh defendeu as negociações. Haniyeh quer a libertação de oito ministros do seu gabinete, detidos pelos israelenses após o sequestro do soldado. "Não vamos negociar com quem toma reféns", declarou Regev.

 

O aparecimento de um foco da doença de Newcastle em frangos em Vale Real (RS), advice a 90 quilômetros de Porto Alegre, diagnosis começa a causar prejuízos para o País. O Paraguai decidiu suspender a compra de aves e de derivados do Brasil.

De acordo com as autoridades paraguaias, information pills a suspensão tem o objetivo de garantir a saúde do setor avícola do país vizinho, quer não registra casos da doença há nove anos.

Ontem, o Japão tinha restringido a importação do frango brasileiro, mas apenas para as propriedades num raio de 50 quilômetros do foco, o que não trará impacto sobre as exportações do País.

Essa foi a primeira ocorrência da doença, que acomete somente aves e não contamina seres humanos, nos últimos cinco anos. O último caso tinha sido registrado em abril de 2001 em Goiás.

Atualmente, o Brasil é o maior exportador mundial de frango. No ano passado, o País vendeu para o exterior US$ 3,5 bilhões, mas o comércio vem caindo em 2006 por causa da gripe aviária.

Além de ter sacrificado os animais da propriedade atingida pela doença, o Ministério da Agricultura mantém a região do foco em quarentena e monitora o movimento de aves dentro do País.

 

A explosão de um caminhão-tanque hoje na rodovia Marechal Rondon, visit this próximo a Bauru, ambulance interior de São Paulo, information pills deixou um morto e uma criança de 12 anos gravemente ferida.

O caminhão-tanque explodiu ao ser atingido por trás por outro caminhão. Os veículos iam no sentido capital-interior. As vítimas estavam no veículo que colidiu.

Por causa do acidente, que aconteceu às 6h, a estrava ficou interditada por cinco horas. No entanto, o movimento só voltou ao nornal às 15h.

 

Uma migrante cubana morreu hoje, illness provavelmente por ferimentos na cabeça, depois que um barco da Guarda Costeira dos Estados Unidos perseguiu uma lancha suspeita de tentar levar 31 pessoas ilegalmente ao país, disparando em seus motores, disseram autoridades norte-americanas.

A Guarda Costeira informou que a morte de uma mulher que estava na lancha não foi resultado dos disparos, que ocorreram durante uma perseguição em alta velocidade nas primeiras horas da manhã. A caçada começou a 63 quilômetros ao sul de Key West e acabou a 6,4 quilômetros ao sul de Boca Chica, na Flórida.

Duas embarcações da Guarda Costeira dos EUA tentaram fechar a lancha Carrera de 11 metros e equipada com três motores que tentou atingir um dos barcos que faziam a perseguição mais de cinco vezes. A lancha transportava três traficantes de pessoas, além dos 31 passageiros.

Uma investigação determinará se os suspeitos que transportavam as pessoas enfrentarão acusações e a situação dos passageiros da lancha será decidida mais tarde.

"Não havia maneira para essas pessoas se segurarem contra o impacto da lancha nas ondas do mar", disse o capitão Phil Heyl, comandante da Guarda Costeira em Key West.

"Traficantes normalmente tratam os migrantes como se fossem carga humana, sem consideração pela vida dos indivíduos. Isso precisa acabar", disse R. Alexander Acosta, da promotoria dos EUA na Flórida.

Centenas de cubanos deixam o país comunista todos os anos pelo mar, chegando a pagar cerca de US$ 8 mil cada um para serem levados pela Flórida aos EUA.

Alguns traficantes mudaram suas operações para o México e América Central para evitarem a interceptação da Guarda Costeira norte-americana.

Cuba responsabiliza o governo dos EUA por encorajar a emigração ilegal oferecendo residência praticamente automática a cubanos que conseguem chegar ao território do país. Sob a polêmica política "dry-foot, wet-foot" (pé seco, pé molhado), pessoas que são interceptadas no mar são enviadas de volta para Cuba.

 

O presidente dos Estados Unidos, cialis 40mg George W. Bush, sildenafil fez hoje um chamado para que o Senado, a exemplo da Câmara dos Deputados americana, aprove recursos para pesquisa científica, que é o pilar de uma proposta do governo para aumentar a competitividade do país.

Para ajudar as empresas dos Estados Unidos a manter uma "vantagem competitiva" na economia global, Bush diz ter proposto dobrar o financiamento federal para setores como nanotecnologia, informática e fontes alternativas de energia.

Recém-chegado de uma viagem a Illinois, onde ele visitou ontem a Cabot Microelectronics, Bush novamente defendeu um foco maior para o ensino de matemática e ciência no país, para assim gerar as habilidades para "os empregos do futuro".

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta orçamentaria para 2007 que contempla as demandas da "Iniciativa pela Competitividade" de Bush. Pelo projeto, o financiamento científico dobraria, em etapas, num período de dez anos.

De acordo com a prospeta orçamentaria, que precisa ser aprovada pelo Senado, os recursos da Fundação Nacional de Ciência para pesquisa e atividades relacionadas chegariam a quase US$ 4,7 bilhões no ano fiscal que se inicia em 1º de outubro. Isso é cerca de US$ 334 milhões a mais do que o previsto no orçamento norte-americano atual.

"Faço um chamado para que o Senado siga a Câmara, para que a América possa continuar a competir com confiança", afirmou o presidente, em seu programa semanal de rádio.

Em relação a outro setor de tradicional destino de investimentos públicos, o governo Bush vem sofrendo pressões. A modernização da Seguridade Social era uma das prioridades do presidente, mas esbarrou na resistência do seu Partido Republicano e do eleitorado.

Bruce Braley, candidato democrata ao Congresso por Iowa, criticou a visão dos republicanos sobre a Seguridade Social.

"Em novembro, agora, os eleitores terão opções claras. Se você quiser privatizar a Seguridade Social, vote nos republicanos. Se você quer protegê-la, vote nos democratas", afirmou ele.

Os democratas tentam reviver o tema polêmico antes das eleições legislativas de novembro, quando eles pretendem tomar o controle do Congresso dos republicanos.

 

As tempestades de inverno na Patagônia, web no sul da Argentina, dosage são responsáveis pela separação de famílias de pingüins que vivem naquela região. Os filhotes são as maiores vitimas das correntes marítimas, que os arrastam para litorais como o do Rio de Janeiro nesta época do ano. Nos últimos 30 dias, já foram resgatados 54 pingüins, todos muito debilitados.

Hoje, mais um pingüim chegou às praias do Rio. Os animais são resgatados pelos bombeiros e levados para o Jardim Zoológico de Niterói, onde são tratados com remédios contra fungos, vermes e parasitas. Embora vivam em águas frias, os pingüins chegam ao Rio com hipotermia e desidratados. Por isso, são aquecidos em uma estufa, que nesta época do ano já fica reservada no Zoológico de Niterói para recebê-los.

O biólogo Saulo Toledo de Araújo integra a equipe responsável pelo tratamento dos pingüins em Niterói. Ele explicou que a chegada desses animais no litoral brasileiro é normal nesta época do ano e que o número aumentou este ano porque os bombeiros estão mais eficientes e conseguindo resgatá-los com vida. Para ele, as aves se distanciam da costa na Patagônia quando procuram comida e acabam caindo na corrente marítima.

“A pesca predatória está aumentando naquela região e, com a falta de alimentação, os pingüins procuram comida. Os imaturos caem na corrente marítima e não conseguem voltar”, destacou o biólogo.

Ele informou que, além da medicação, os pingüins recebem três refeições diárias, ou seja, 30 peixes por dia, enquanto se restabelecem no Zoológico durante um mês. Depois, eles são levados de avião para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, no Rio Grande do Sul, onde são submetidos a vários exames e permanecem por mais um mês. Só então são levados, também de avião, para a Patagônia.

Quem achar um pingüim na praia deve chamar os bombeiros, “pois o quanto antes for feito o resgate, mais chances de sobreviver terá o animal".

 

Filosofia e Sociologia serão disciplinas obrigatórias nas escolas de Ensino Médio. O Conselho Nacional de Educação (CNE) tornou obrigatória a prática ontem. A medida aguarda homologação do ministro da Educação, symptoms Fernando Haddad.

De acordo com o MEC, hospital as duas matérias já eram oferecidas em 17 estados. O relator da proposta, health conselheiro César Callegari, considera que a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem seu espírito crítico. “Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades”, declarou à assessoria do ministério.

Já o do titular da Secretaria de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas, acredita que a medida vai colaborar para aumentar o número de vagas nas escolas paras profissionais de filosofia e sociologia. Segundo o documento aprovado, os estados terão um ano para incluir a filosofia e a sociologia na grade curricular do Ensino Médio.

 

O Centro de Controle de Zoonoses do município de Campos, approved no Norte Fluminense, medical vai encaminhar na próxima segunda-feira à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) parte do material de anatomia patológica recolhido de duas das quatro crianças que morreram no período de um mês, information pills ainda sem explicação.

O material vai seguir junto às coletas laboratoriais de sangue feitas em 20 parentes e vizinhos das crianças que moravam no Parque Santa Rosa, uma área rural da cidade. Segundo o médico, as crianças apresentaram quadro clínico semelhante, com vômitos, náuseas, febrícolas, tonteiras e rapidamente entraram em parada cardio-respiratória seguida de morte súbita com provável hemorragia pulmonar.

Souza acrescentou que ainda não há confirmação da causa das mortes, mas pelos sintomas é possível que seja uma doença transmitida por roedores. “É muito difícil se pensar em outra doença que não hantavirose, transmitida por roedores. É uma forma mais grave que a leptospirose e geralmente são roedores mais ligados às áreas rurais”, explicou.

Ele disse, ainda, que duas crianças tinham quatro anos, uma oito e outra sete meses de idade, a única que chegou a ser hospitalizada. As outras já foram levadas ao hospital com quadro de parada cardio-respiratória. As mortes começaram a ocorrer em maio, com a diferença de uma semana entre um caso e outro.

Na avaliação do médico, a situação é preocupante, por isso os irmãos das crianças que não apresentaram a doença foram levados para casas de parentes.

O diretor afirmou, também, que os moradores próximos às duas casas estão sendo acompanhados por equipes da Vigilância Sanitária e do Programa Saúde da Família. “Estamos trabalhando no local com vigilância permanente. Fizemos higienização das casas e toda a rua está sendo monitorada e qualquer sintoma vamos acompanhar o paciente o mais rápido possível. Temos também armadilhas para capturar roedores. Se recolhermos algum doente, também levaremos para análise do Departamento de Hantavirose da Fiocruz para avaliarmos o diagnóstico”, acrescentou.

Ele observou que o Brasil é o quarto país em incidência de hantavirose. Já foram verificados casos em outros estados como São Paulo, Brasília e Goiás e, ainda, Minas Gerais e Pará.

 

O papa Bento XVI fez hoje um apelo à Espanha para que o país defenda as tradições da família. Atualmente, health a Igreja Católica e o governo espanhol estão em rota de colisão por causa da legalização do casamento homossexual.

O papa disse que há certas coisas para as quais a Igreja deve simplesmente dizer "não", e que a família baseada no casamento heterossexual é "uma instituição única no plano de Deus".

O papa de 79 anos ficará na litorânea Valência pouco menos de 24 horas, para uma reunião mundial de famílias católicas.

O premiê espanhol, José Zapatero, cujo governo legalizou o casamento gay no ano passado, foi vaiado ao visitar a residência do arcebispo para uma audiência com o papa. O encontro durou 15 minutos.

"Há algumas coisas para as quais a vida cristã diz não", declarou o papa a jornalistas no avião que o levava de Roma para a Espanha.

"Queremos fazer as pessoas entenderem que, de acordo com a natureza humana, são o homem e a mulher que são feitos um para o outro e feitos para dar à humanidade um futuro."

Além do casamento gay, a Igreja critica as novas leis espanholas que facilitam o divórcio, o tratamento de fertilidade e restringem a educação religiosa.

O papa pagou tributo à Espanha histórica, já governada por reis católicos, e fez um apelo aos bispos para que eles continuem firmes, "numa era de rápida secularização". "Agir como se Deus não existisse ou relegar a fé a uma esfera puramente privada, mina a verdade sobre o homem e compromete o futuro da cultura e da sociedade", afirmou ele.

Cerca de um milhão de peregrinos rumaram para a cidade espanhola para receber o papa. Ele fez um giro de surpresa pelas ruas da cidade, cumprimentando pessoas e beijando bebês.

Nem todos estavam felizes em ver o papa. Cerca de 150 pessoas tiraram as roupas e pedalaram pelo centro histórico com placas dizendo: "Você não é bem-vindo aqui."

Quando vinha do aeroporto para a cidade, o papa parou no lugar onde um acidente de trem matou 42 pessoas na segunda-feira. Lá, ele depositou flores.

No fim deste sábado, o papa deve presidir uma grande manifestação de famílias católicas num complexo artístico futurista, perto do mar. O local também será palco da missa de domingo, antes de ele retornar a Roma.

Um fonte do Vaticano, no avião do papa, junto com os jornalistas, afirmou que há uma  "certa irritação" na comitiva de Bento XVI por causa da decisão de Zapatero de não comparecer à missa.

Um porta-voz do Vaticano lembrou que, no passado, o líder comunista cubano Fidel Castro, o líder da Nicarágua Daniel Ortega e o ex-presidente da Polônia Wojciech Jaruzelski foram a missas presididas por João Paulo II, quando ele visitou esses países.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado