Menu
Mundo

Papa defende tolerância e diálogo na luta contra a violência

Arquivo Geral

14/10/2009 0h00

O papa Bento XVI disse hoje que no mundo atual, “marcado por um ritmo de vida frenético, onde os episódios de intolerância e de violência não são raros”, o diálogo e a tolerância são cada vez mais necessários.

O pontífice fez a declaração diante de 30 mil pessoas, que assistiram na Praça de São Pedro à audiência pública das quartas-feiras, cuja catequese dedicou à figura de Pedro (1094-1156), o Venerável, um abade beneditino de Cluny, na França.

Após ressaltar a figura do santo, considerado exemplo de compreensão, o papa disse que o abade é um exemplo para os monges e para os cristãos de hoje.

“Nestes tempos, marcados por um ritmo de vida frenético, onde não são raros os episódios de intolerância e de falta de comunicação, de divisões e de conflitos, o diálogo e a tolerância são cada vez mais necessários”, afirmou Bento XVI.

O papa, recorrendo à fama de conciliador do santo, acrescentou que “devemos sempre ser pacíficos” com que odeiam a paz e assegurou que de um homem “pode-se obter mais com a tolerância que o irritando”.

Bento XVI convidou os fiéis a “não desprezarem ou rejeitarem” outras pessoas e pediu a intensificação do diálogo com judeus e muçulmanos.

No final da audiência, como é de costume, o papa cumprimentou os fiéis presentes em diferentes idiomas, e pediu a todos que sigam o exemplo do abade de Cluny e que vivam como “verdadeiros discípulos de Cristo”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado