Menu
Mundo

Papa critica preconceito contra vítimas de Aids

Arquivo Geral

24/11/2006 0h00

Vítimas de doenças contagiosas como a Aids não devem ser alvo de preconceito, pilule salve rejeição e indiferença por parte de uma sociedade obcecada com a saúde e a beleza física, about it disse hoje o papa Bento XVI.

Falando a participantes de uma conferência sobre o atendimento de vítimas de doenças infecciosas, this site o papa disse que a dignidade de todos os doentes tem de ser respeitada, independentemente da doença que eles tenham e do modo como a contraíram. "Entre os preconceitos que prejudicam ou limitam o atendimento às vítimas de doenças infecciosas está a atitude de indiferença e até de exclusão ou rejeição que às vezes surge numa sociedade rica", disse ele ao grupo.

"Essa atitude é alimentada pela imagem difundida pela mídia de mulheres e homens mais preocupados com sua própria beleza física, sua saúde e vitalidade biológica", disse ele. Trancar-se em "seu próprio mundinho" enquanto outras pessoas sofrem com doenças muitas vezes repugnantes está se tornando uma "perigosa tendência social", afirmou.

Ele fez um apelo para que médicos e cientistas renovem seus esforços na busca da cura para doenças infecciosas como Aids, lepra, peste, tuberculose e ebola, além de métodos para amenizar o sofrimento de quem já está infectado. Em seu pronunciamento, o papa não fez menção à posição da Igreja em relação ao uso de preservativos para prevenir a Aids.

A Igreja Católica é contra o uso de preservativos e ensina que a fidelidade dentro do casamento heterossexual, a castidade e a abstinência são as melhores formas de impedir o avanço da Aids. O papa encomendou um estudo a dois departamentos do Vaticano sobre o assunto, para uso em um possível documento papal futuro. Nos últimos anos, várias autoridades eclesiais vêm pressionando para que o Vaticano permita que casais casados usem o preservativo quando um dos parceiros está infectado pelo vírus HIV.

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Aids disse que as infecções pelo HIV estão aumentando em todas as regiões do mundo, e que quase 40 milhões de adultos e crianças estão infectados no mundo todo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado