Menu
Mundo

Palácio presidencial do Sri Lanka reabrirá após despejo violento de manifestantes

A polícia revelou que especialistas forenses visitaram o palácio, ocupado no início deste mês por manifestantes

Jornal de Brasília

24/07/2022 9h12

O palácio presidencial do Sri Lanka reabrirá na segunda-feira (25), disse a polícia neste domingo (24), dias depois de manifestantes antigoverno serem expulsos após uma operação violenta que provocou a condenação da comunidade internacional.

O gabinete presidencial “está pronto para reabrir a partir de segunda-feira”, disse um policial que preferiu permanecer anônimo, pois não está autorizado a falar com a imprensa.

A polícia revelou que especialistas forenses visitaram o palácio, ocupado no início deste mês por manifestantes que pediam a renúncia do ex-presidente Gotabaya Rajapaksa, para coletar evidências dos danos causados pelos protestos.

Nesse mesmo dia, Rajapaksa teve que ser resgatado por soldados de uma residência próxima. O líder fugiu para Singapura e renunciou dias depois.

As forças da lei, equipadas com cassetetes e armas automáticas, esvaziaram o palácio presidencial de 92 anos em uma operação ordenada na sexta-feira pelo sucessor de Rajapaksa, Ranil Wickremesinghe.

Pelo menos 48 pessoas ficaram feridas e outras nove foram presas durante a intervenção policial, na qual o acampamento montado pelos manifestantes fora do complexo desde abril foi destruído.

Governos ocidentais, as Nações Unidas e organizações de direitos humanos condenaram Wickremesinghe por usar violência contra manifestantes.

Um porta-voz da polícia, Nihal Talduwa, disse no domingo que os manifestantes podem ter o direito de continuar protestando em um local perto do palácio presidencial.

“Eles podem ficar no local oficial do protesto. O governo pode abrir ainda mais locais para os manifestantes na cidade”, disse Talduwa.

aj/gle/dhc/rsc/mar/aa

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado