Representantes da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) definem hoje em Caracas o conteúdo de uma segunda fase de ajuda humanitária ao Haiti, informou hoje o Governo venezuelano.
Na reunião, realizada na Chancelaria venezuelana, estão presentes o primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit; os chanceleres da Bolívia, David Choquehuanca; e de Cuba, Bruno Rodríguez.
Também participam o vice-chanceler do Equador Lautaro Pozo, o nicaraguense Nelson Artola e delegados de São Vicente e Granadinas, além de Antígua e Barbudas.
O presidente Hugo Chávez, que se comunicou por telefone com o chanceler Nicolás Maduro, disse que se juntaria à reunião ao finalizar seu programa de rádio e televisão “Alô Presidente!”
Ao referir-se ao problema do Haiti, reiterou que os Estados Unidos utilizaram como desculpa a tragédia que vive esse país para ocupá-lo militarmente.
“Não vamos permitir que o império gringo se apodere do Haiti. Agora, para mascarar sua operação, dizem que enviaram um navio-hospital com mil camas, mas me contaram que está quase vazio”, disse Chávez.
Chávez disse que os médicos americanos, ao contrário dos cubanos e venezuelanos, “não se metem nos escombros dos bairros porque têm medo”.
Quanto à reunião de hoje, se limitou a assinalar que se trata de analisar propostas “para a nova etapa de atendimento e solidariedade com o Haiti”.
A Alba é formada por Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, Honduras, Dominica, Antígua e Barbudas, e São Vicente e Granadinas.