Os países andinos aprovaram ontem um projeto para conter a diminuição das geleiras em pontos específicos do Equador, recipe Peru e Bolívia, medical afetados pela mudança climática e pelo efeito estufa.
Autoridades e especialistas em meio ambiente dos três países andinos estão reunidos desde segunda-feira na cidade peruana de Cuzco para avaliar os avanços no desenho e implementação de medidas de adaptação e redução dos efeitos da mudança climática.
A reunião, organizada pelo Conselho Nacional do Ambiente (Conam) do Peru, terminou hoje com a formulação do Projeto de Adaptação ao Retrocesso Rápido das Geleiras na Zona Andina, informou à Efe o representante do Banco Mundial (BM), Walter Vergara.
Ele explicou que o projeto será apresentado ao BM em outubro, com a intenção de conseguir o financiamento para implementar medidas específicas em Antizana (Equador), Shulcas e Santa Teresa (Peru), e El Alto (Bolívia).
Segundo Vergara, o projeto buscará obter resultados dentro de cinco anos. Atualmente, o BM apóia medidas contra a mudança climática na região andina “com doações equivalentes a US$ 8 milhões”, acrescentou.
Ele destacou que as conseqüências da mudança climática podem ser “gravíssimas” na zona andina. O fenômeno afeta o fornecimento de água e energia a cidades altas, assim como a integridade dos sistemas dos vales.
“É preciso lembrar que os países da região são pequenos emissores de gases do efeito estufa. Eles são as vítimas. Esta é uma responsabilidade moral de sociedades que produzem os gases em grandes quantidades, como os Estados Unidos e a China”, afirmou.
O Peru concentra mais de 70% das geleiras andinas. A Bolívia tem 20%, enquanto Equador e Colômbia contam com 4% cada um.
Durante a reunião, especialistas ambientais do Equador defenderam “o uso inteligente dos recursos hídricos”. Os representantes da Bolívia lembraram que nos últimos anos seu país perdeu 40% de suas geleiras.
No Peru também desapareceram uns 500 quilômetros quadrados de geleiras, que equivalem a 7 bilhões de metros cúbicos de água.