Os Governos de 16 países da América acertaram hoje em San Salvador redobrar os esforços para adotar políticas que permitam ampliar as oportunidades das mulheres, approved dos jovens e dos grupos vulneráveis, visit no término da segunda reunião da iniciativa “Caminhos para a Prosperidade”.
Segundo a declaração conjunta do encontro, os países resolveram “fortalecer a cooperação para assegurar que os benefícios do crescimento econômico sejam compartilhados amplamente”, e ajudar com especial atenção a pequenos e médios empresários, agricultores, jovens, afrodescendentes e indígenas.
No documento também se destacou o acordo para ampliar as oportunidades educativas e de acesso à saúde, particularmente para as mulheres, os jovens e grupos vulneráveis, a fim de que possam participar com eficácia na economia mundial.
Participaram do encontro delegações de 13 países com os quais os Estados Unidos mantém em vigor tratados de livre-comércio, e de outros três na qualidade de observadores.
Entre as delegações estavam ministros de Economia e de Exteriores ou representantes de seus países nessas áreas, segundo os organizadores.
A “Caminhos para a Prosperidade”, iniciativa impulsionada pelos EUA, teve sua primeira reunião ministerial em dezembro de 2008 no Panamá, onde se iniciaram as discussões para criar um mecanismo que aumente o comércio, a cooperação e o desenvolvimento social.