Melanie e Stephen Jones, buy more about de 41 e 44 anos respectivamente, culparam os pais do assassino por ter permitido que o filho chegasse a cometer o crime. Rhys, de 11 anos, morreu nos braços da mãe, após ser atingido por uma bala quando voltava para casa depois de jogar futebol com os amigos.
Os pais da vítima disseram que caso o assassino não se entregue à Polícia, a família deveria denunciá-lo. “Cumpram o seu dever. Por favor, denunciem. Sei que será difícil, mas meu filho está morto e temos que acabar com isto de uma vez”, disse a mãe entre lágrimas.
“Sei que isso não vai trazer Rhys de volta, mas queremos que o responsável seja detido porque achamos que ele vai reincidir”, acrescentou após apelar insistentemente à consciência do assassino.
O casal Jones revelou a intenção de deixar o bairro de Croxteth, onde mora. Eles dizem que depois da morte do filho, não têm condições de continuar vivendo na região. “Não podemos ir à loja todos os dias e passar pelo lugar onde nosso filho morreu”, afirmou o pai de Rhys.
Melanie Jones pediu que os vizinhos sejam “valentes” e comuniquem à Polícia o que souberem sobre o assassino de seu filho. “As pessoas estão assustadas e se resistem a se apresentar e dizer o que sabem. Temem por si mesmos e pelas famílias. A culpa é das gangues, das armas. Eu mesma estaria assustada. Mas eles têm que denunciar. Têm que ter coragem”, disse a mãe da vítima.
Os jogadores do Everton, time de futebol inglês para o qual Rhys torcia, se aproximaram hoje do local onde o adolescente foi assassinado para prestar uma homenagem. A equipe depositou uma coroa de flores em forma de bola com as cores do clube – azul e branco -, uma camiseta e um par de tênis, numa espécie de altar improvisado.
O capitão do Everton, Phil Neville, também pediu aos cidadãos que ajudem a Polícia dando informação sobre o assassino para que “algo tão terrível nunca volte a acontecer”. O zagueiro Alan Stubbs afirmou que o assassinato comoveu Liverpool e também fez um apelo para que a população colabore.
No último fim de semana, os jogadores do Everton e os do rival Blackburn entraram em campo com braçadeiras pretas em sinal de luto e se uniram a cerca de 40 mil espectadores numa longa salva de palmas a Rhys.
A Polícia continua procurando pelo assassino e libertou seis jovens com idade entre 15 e 19 anos – duas deles mulheres -, que tinha detido como suspeitos, embora dois tenham pago fiança.