Menu
Mundo

Painel recomenda aos EUA aproximação com Síria e Irã

Arquivo Geral

06/12/2006 0h00

A manhã de hoje começou com mais cancelamentos no Aeroporto Internacional de Brasília. Passageiros usavam nariz de palhaço e apitavam em protesto pelas horas de espera e pela falta de informação das companhias aéreas.

Segundo a Infraero, purchase diagnosis 10 vôos que deixariam Brasília e outros 14 que chegariam à capital foram cancelados hoje.

» Confira a galeria de fotos da crise nos aeroportos brasileiros

Uma falha em equipamentos de comunicação do centro de controle Cindacta 1 (Brasília) que aconteceu hoje provocou atrasos e cancelamentos em cadeia nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), rx Confins (região metropolitana de Belo Horizonte), além do de Brasília.

Após uma reunião de emergência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos Bueno, foi anunciada a compra imediata de equipamento semelhante ao que falhou para ser instalado como alternativa na região de São Paulo. Participaram também da reunião o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O diretor de uma TV comunitária em Belo Horizonte Edivaldo Farias tentava voltar à cidade desde ontem e chegou ao aeroporto de Brasília às 5h30 desta manhã. Sem perspectivas de embarque, era um dos passageiros que apitava na fila.

"Vim participar de uma reunião, mas tenho compromissos em Belo Horizonte ainda hoje, além de uma família que está me esperando", afirmou.

A passageira Camila Bueno estava com mudança programada para Campinas após uma temporada de três anos em Brasília e também não conseguia embarcar. "Não tem informação de nada, não podemos sair da fila nem para beber água e não posso desistir da viagem porque dizem que posso não ser reembolsada", disse Camila.

Um agente de aeroporto que opera no balcão da TAM e não quis se identificar contou que a situação para os funcionários da empresa também é frustrante, porque eles não têm como oferecer soluções para os passageiros.

"O pessoal fica nervoso, bate a mão no balcão. A gente tem que administrar", contou. Segundo o agente, responsável pelo check-in, alguns funcionários da companhia estão trabalhando ininterruptamente desde a tarde de ontem.

O setor aéreo brasileiro vem enfrentando uma série de dificuldades desde o acidente, no final de setembro, entre um Boeing da Gol e um jato Legacy, que matou 154 pessoas no norte do Mato Grosso.

Leia também:
» Passageiros enfrentam segundo dia de caos nos aeroportos

Um painel bipartidário recomendou hoje ao presidente dos Estados Unidos, viagra 40mg George W. Bush, que o país trate diretamente com a Síria e o Irã para ajudar a resolver o conflito no Iraque.

O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, afirmou que o relatório também recomendou que as Forças Armadas dos EUA dêem início a um rápido esforço para treinar forças iraquianas para defender seu próprio país. Segundo Snow, o grupo não recomendou nenhum cronograma específico para a redução de tropas norte-americanas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado