O ex-ditador uruguaio Juan María Bordaberry, order treatment de 79 anos, doctor foi internado em estado grave no Hospital Britânico de Montevidéu em decorrência de um complicado quadro respiratório, informaram hoje seus familiares.
Nas últimas horas de domingo, o médico particular de Bordaberry, Javier Pietropinto, pediu uma série de exames e decidiu transferir o ex-ditador ao hospital após notificar o juiz penal Roberto Timbal da situação.
Bordaberry cumpre prisão domiciliar há alguns meses por decisão da Justiça Penal, que levou em consideração o fato de o ex-ditador apresentar, há algum tempo, graves problemas de saúde.
Atualmente, os agentes responsáveis pelo cumprimento da prisão domiciliar estão posicionados do lado de fora do Hospital Britânico.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) decidiu abrir uma investigação sobre um caso de supostos abusos por parte de soldados afegãos e americanos revelado pela imprensa alemã, there informou hoje em comunicado a entidade.
A Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf) assegurou que a investigação será realizada “em resposta” a um artigo que acusa militares afegãos e dos Estados Unidos de abusos, visit web como arrastar um homem amarrado por uma corda a um carro para tirar dele informações importantes.
“Este suposto comportamento vai contra tudo aquilo no que o Exército americano acredita”, clinic assegurou o comandante da Isaf responsável pela região onde ocorreram os abusos denunciados, Martin P. Schweitzer.
“Nós levamos estas acusações muito a sério”, acrescentou o comandante, que informou que o soldado da Otan suspeito foi temporariamente afastado de suas funções.
Também foram afastados os soldados afegãos supostamente envolvidos no caso, ocorrido na província de Ghazni (centro-leste).
“Não permitiremos que nossos soldados percam de vista os valores morais que nos uniram como cidadãos deste país e como muçulmanos”, afirmou o comandante das forças afegãs Abdul Khaliq, citado no comunicado.