Menu
Mundo

Oposição reconhece resultado de eleições na Mauritânia

Arquivo Geral

20/07/2009 0h00

O candidato islamita às eleições presidenciais da Mauritânia, store Mohammed Yemil Ould Mansur, reconheceu hoje os resultados anunciados pelo Ministério do Interior, que deram vitória ao general golpista Mohammed Ould Abdelaziz.

O agrupamento que inclui a Frente Nacional de Defesa da Democracia (FNDD), dirigido por Mansur, “declara sua aceitação dos resultados das eleições e espera que este seja o começo de um novo período de estabilidade política no país”, disse o candidato hoje, em entrevista coletiva em Nuakchott.

Segundo Mansur, a direção de sua campanha eleitoral chegou à conclusão de que “as irregularidades constatadas não colocam os resultados das eleições presidenciais do dia 18 de julho em dúvida”.

Além disso, felicitou o “vencedor das eleições, Mohammed Ould Abdelaziz” e convidou “todos os parceiros e atores políticos, vencedores ou não, a tratarem esta nova situação com um espírito de abertura e consenso”.

“O país não poderia suportar novas tensões e instabilidade”, afirmou Mansur, membro da FNDD, principal bloco de oposição a Abdelaziz e às autoridades ligadas ao golpe de Estado do dia 6 de agosto de 2008.

O candidato Mesaud Ould Buljeir e outros três expressaram ontem sua rejeição aos resultados da apuração e acusaram o ex-chefe da Junta Militar golpista de ter orquestrado uma fraude eleitoral.

Abdelaziz venceu as eleições com o 52,58% dos votos, contra 16,29% de Buljeir e 4,76% de Mansur.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado