As gêmeas siamesas Regina e Renata Salinas, nurse this de 10 meses, passam bem depois de enfrentarem uma difícil cirurgia de separação. As meninas ficaram sob a responsabilidade de equipe formada por 80 médicos de um hospital de Los Angeles. A intervenção era delicada pois elas estavam unidas por vários órgãos.
As irmãs Salinas nasceram no dia 2 de agosto de 2005, em Los Angeles (oeste da Califórnia). Elas são siamesas do tipo Ischiopagus tetrapus, um dos casos mais raros e difíceis de tratar porque são vários os órgãos afetados, explicou à imprensa o doutor James Stein, cirurgião do Hospital Infantil de Los Angeles e supervisor da equipe médica.
Regina e Renata vieram ao mundo unidas de frente, interligadas pelas cabeças, ombros, braços, corações, pulmões e pernas. Também compartilhavam uma parte do intestino delgado e todo o intestino grosso. As meninas são filhas de Federico, de 36 anos, e Sonia, de 23, e nasceram quando os pais estavam nos Estados Unidos com vistos de turistas. Os custos da cirurgia não foram divulgados, mas o hospital informou que se responsabilizou pelas despesas.