Menu
Mundo

Opep realiza consultas para possível reunião extraordinária no Kuwait

Arquivo Geral

05/01/2009 0h00

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está realizando consultas sobre a possibilidade de fazer uma reunião extraordinária no próximo mês, more about no Kuwait, para analisar novas medidas frente à queda dos preços do petróleo, disseram hoje fontes oficiais sauditas.

As fontes do Ministério do Petróleo da Arábia Saudita, o principal exportador mundial de petróleo, disseram à Agência Efe que o resultado dessas consultas ficará claro dentro dos próximos dois dias, seja confirmando a reunião ou descartando o encontro.

A última reunião da Opep aconteceu em 17 de dezembro, em Oran (Argélia), onde foi decidida uma redução na produção petrolífera de 2,2 milhões de barris diários.

No entanto, nos últimos dias, os preços subiram um pouco, entre outras razões, devido às preocupações geradas com a tensão no Oriente Médio com os ataques israelenses à Faixa de Gaza.

Além disso, o corte da produção anunciado em Oran entrou em vigor em 1º de janeiro e há também a “guerra do gás” entre Moscou e Kiev, que desperta temores de eventuais problemas de abastecimento na Europa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado