Menu
Mundo

ONU: Trump exige libertação de reféns pelo Hamas em Gaza e reforça ameaça de tarifas à Rússia

Trump afirmou que “precisamos negociar uma paz em Gaza imediatamente. Nós queremos todos os reféns livres

Redação Jornal de Brasília

23/09/2025 12h38

trump 1

(Official White House Photo by Joyce N. Boghosian

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu, em discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, 23, uma solução urgente para o conflito em Gaza e para a guerra na Ucrânia, pedindo maior firmeza da comunidade internacional. Ele afirmou que o Hamas “tem frequentemente rejeitado propostas para paz” e exigiu a libertação imediata dos reféns.

Trump afirmou que “precisamos negociar uma paz em Gaza imediatamente. Nós queremos todos os reféns livres. Para a guerra acabar, queremos todos os 20 reféns livres”.

O presidente também pediu esforços para encerrar a guerra na Ucrânia, criticando duramente países que, em sua avaliação, financiam o conflito ao comprar petróleo russo. “China e Índia são os maiores financiadores da guerra na Ucrânia por comprar petróleo russo”, disse, acrescentando que “a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Europa também precisam parar de comprar petróleo da Rússia. Isso é vergonhoso para eles”. Trump afirmou que discutiria ainda hoje com líderes europeus formas de interromper essas importações e pediu que a própria ONU se junte aos EUA contra o petróleo russo.

O republicano destacou que os Estados Unidos estão preparados para impor “uma grande rodada de tarifas para parar a Rússia”, sem dar detalhes, e reforçou a necessidade de que o “desenvolvimento de armas nucleares deve cessar”. Ele acrescentou ainda que Washington pretende usar inteligência artificial (IA) para combater ameaças biológicas, também sem explicar.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado