Calcula-se que cerca de um milhão de pessoas tenham sido afetadas pelas cheias dos rios e pelos deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais que atingiram nove províncias do país asiático, help dentre as quais a capital Pyongyang.
Pelo menos 450 pessoas morreram, e mais de 170 mil ficaram desabrigadas, e tiveram que ser hospedadas em refúgios improvisados onde estão expostas à propagação de doenças infecciosas, segundo alertou a Ocha.
Os fundos solicitados servirão para complementar e coordenar a resposta do Governo da Coréia do Norte às necessidades dos segmentos mais vulneráveis da população nos próximos três meses. Os projetos identificados na solicitação se centram na distribuição de produtos essenciais, como água potável, alimentos e remédios.
“As agências da ONU e a União Européia colaboram estreitamente com o Governo da Coréia do Norte para proporcionar assistência urgente aos afetados pelo desastre”, assegurou a subsecretária adjunta para Assuntos Humanitários da ONU, Margareta Wahlstrom.
As equipes de especialistas internacionais e norte-coreanos que avaliaram os danos causados pelas chuvas calculam que 240 mil casas foram afetadas. As inundações destruíram ainda 20% das plantações de arroz e 15% das colheitas de milho do país, o que representa a perda de cerca de um milhão de toneladas de produtos.
A perda dos cultivos despertou o temor de uma nova crise alimentícia, semelhante a que atingiu o país durante a década passada.