A ONU iniciará no Haiti o programa “Jornal por trabalho”, com o objetivo de oferecer vagas a cidadãos locais nos trabalhos de reconstrução do país, informou a emissora haitiana “Radio Metropole”, que acrescentou que cada um dos contratados receberá cinco dólares por dia.
O projeto, que terá duas semanas de duração, deverá dar emprego a 200 mil pessoas e “contribuir para fortalecer a economia”, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, citado pela emissora.
A capital haitiana, Porto Príncipe será a primeira cidade onde será desenvolvido o programa, que se estenderá depois a outras localidades, como Léogâne (ao sul de Porto Príncipe) e Jacmel (sudoeste).
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pôs em prática programas parecidos com este após a catástrofe, o que permitiu empregar 400 pessoas em trabalhos de transporte de ajuda humanitária.
Estima-se que 70 % da população do Haiti vive com menos de US$ 2 ao dia.