Representantes das cinco potências, do Japão e da Coreia do Sul voltaram a reunir hoje para discutir a resolução que instituirá novos castigos ao regime comunista norte-coreano.
“Continuamos envolvidos em negociações intensas e produtivas, nas quais conseguimos avançar. Mas ainda não terminamos”, disse na saída do encontro a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice.
Segundo a diplomata, o longo período de negociações se deve à complexidade da situação e à natureza técnica das medidas em debate.
“Esperamos terminar em breve, mas não posso ser mais específica”, acrescentou.
Por sua vez, o embaixador japonês Yukio Takasu destacou que os sete países envolvidos nas negociações estão se esforçando muito para um acordo.
“Acho que a gravidade deste assunto e sua complexidade nos obrigam a investir mais tempo” nas discussões, acrescentou.
As potências do CS estão há cerca de 15 dias negociando um acordo. Uma das possibilidades é que o texto fortaleça as sanções impostas à Coreia do Norte após o teste nuclear de 2006, até agora não implementadas.
Outra opção é a ampliação da lista de indivíduos e empresas norte-coreanas afetadas pelas sanções, além da imposição de novas punições econômicas. EFE
jju/sc