Menu
Mundo

ONU estuda aumentar força de paz no Timor Leste

Arquivo Geral

20/06/2006 0h00

O Conselho de Segurança da ONU renovou por dois meses sua missão política no Timor Leste, pharmacy help enquanto o secretário-geral da entidade, find Kofi Annan, there analisa a possibilidade de acrescentar forças de segurança à operação.

Numa resolução adotada por unanimidade, o conselho pediu a Annan que entregue até o dia 7 de agosto um relatório sobre a "presença reforçada" da ONU no país.

O jovem país do Pacífico mergulhou em uma nova onda de violência em maio, quando o premiê Mari Alkatiri dispensou 600 integrantes do Exército, de um total de 1,4 mil. Os dispensados protestavam contra uma suposta discriminação contra soldados do oeste do país.

Desde então, os soldados re belados e milhares de manifestantes vêm pressionando pela queda de Alkatiri, responsabilizando-o pela violência. Foram registrados confrontos entre gangues, saques e vandalismo na capital, Díli.

Hoje, uma missão de paz liderada pela Austrália, composta de 2,7 mil soldados, patrulha a capital, mas a ONU está analisando a possibilidade de enviar policiais e talvez mais soldados para o Timor Leste.

O Conselho de Segurança da ONU encerrou no mês passado a atividade de sua força de paz e manteve no país apenas uma pequena missão política.

Na semana passada, Annan disse que estava enviando uma missão de análise ao Timor Leste para avaliar o possível retorno da força de paz da ONU ao país, mas afirmou que serão necessários meses para formar uma nova missão.

Mas o embaixador dos Estados Unidos na ONU, John Bolton, questionou o retorno da tropa de paz da ONU ao Timor Leste. Ele disse a repórteres ontem que a onda de instabilidade não tem ligação com a independência do Timor Leste da Indonésia, em 2000, que deu origem à missão original da ONU.

Mesmo assim, os Estados Unidos votaram a favor da resolução que pede a Annan que planeje uma operação mais ampla.

Em 2000, a ONU enviou cerca de 7,5 mil soldados de paz para o Timor Leste, substituindo uma força liderada pela Austrália no país.

Na resolução de hoje, o Conselho de Segurança manifestou "profunda preocupação com a situação volátil na segurança" e condenou "os atos de violência contra as pessoas e a destruição de bens".

Ex-colônia de Portugal, o Timor Leste, que fica cerca de 2,1 mil quilômetros a leste de Jacarta, foi ocupado pela Indonésia no fim de 1975. O país tornou-se independente em 2002, depois de dois anos e meio sob o controle da ONU.06-06-20 16:26:01 GMT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado