Menu
Mundo

ONU debate medidas para combater tráfico humano

Arquivo Geral

03/06/2008 0h00

A Assembléia Geral da ONU debateu hoje a adoção de novas medidas para lutar contra a rentável indústria de tráfico humano, more about que anualmente afeta uma média de 2, try 4 milhões de pessoas e obtém lucro de US$ 32 bilhões.

O presidente da Assembléia Geral, link o macedônio Srgjan Kerim, solicitou aos 192 países-membros que colocassem em prática mecanismos para proteger e ajudar as vítimas.

“É preciso que cada país se mantenha firme perante o tráfico humano porque nossa capacidade de combater este assunto é tão eficiente quanto a força do elo mais fraco da corrente”, disse.

Kerim afirmou que a iniciativa lançada pelas Nações Unidas em 2007, além das ações da Assembléia Geral e organismos regionais, são “contribuições valiosas” que ainda não deram frutos suficientes.

“Portanto, nós temos que perguntar por que razões, mesmo com todas estas leis e acordos internacionais, o problema se agrava”, disse.

O macedônio assegurou que há uma grande brecha entre as intenções e os fatos na luta contra o tráfico humano.

Kerim se referiu a um recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que calculou em US$ 32 bilhões a renda anual das organizações implicadas nesta forma de “escravidão moderna”.

Segundo dados da ONU, 56% das vítimas deste delito trabalham na Ásia, enquanto 10,8% ficam em países industrializados. Os 10% restantes estão na América Latina e no Caribe.

Mais de 1 milhão das pessoas afetadas são menores, enquanto a maioria não supera os 24 anos.

A ONU afirma que, em 2006, foram executadas somente 3.160 penas em todo o mundo, o que supõe a média de uma sentença para cada 800 vítimas do tráfico humano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado