O chefe do Programa para o Meio Ambiente da ONU, o alemão Achim Steiner, criticou o Governo britânico por ter descuidado do isolamento térmico das casas britânicas, que teria permitido um maior economia energética.
Em declarações ao jornal “The Daily Telegraph”, o diplomata alemão atribuiu ao Governo do trabalhista Gordon Brown uma “falha de política pública” e disse que os contribuintes terão que pagar agora pela maior dependência do país do setor nuclear.
O cientista David King, que foi assessor do primeiro-ministro para assuntos relacionados à economia da mudança climática, reclamou que o Governo tenha feito pouco caso de suas reiteradas chamadas a favor de medidas de economia energética.
Brown pretende liderar o mundo na luta contra a mudança climática e essas críticas de personalidades tão importantes são embaraçosas para o líder trabalhista no dia em que começa a conferência de Copenhague, afirma o jornal.
O ministro para Energia e Mudança Climática britânico, Ed Miliband, acaba de anunciar um programa de 4 milhões de libras (4,4 milhões de euros) para financiar medidas de economia em 500 lares.
Os donos dessas casas poderão financiar o isolamento, a instalação de painéis solares e outras medidas com a economia que obtiverem em suas contas de luz.
No entanto, David King reclamou pelo fato de o Governo não ter agido muito antes para reduzir o consumo de energia dos lares britânicos.