Menu
Mundo

ONU convoca reunião de emergência após ataques russos com míssil Orechnik

O Conselho de Segurança se reunirá na segunda-feira a pedido da Ucrânia, em resposta a bombardeios que privaram metade dos edifícios de Kiev de aquecimento.

Redação Jornal de Brasília

10/01/2026 17h01

onu

Foto: Pixabay

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir na segunda-feira (12) a pedido da Ucrânia, após novos ataques russos que incluíram o uso do míssil balístico Orechnik em Lviv.

A agenda do conselho foi alterada e publicada na sexta-feira (9) à noite. Os bombardeios, ocorridos na noite de quinta para sexta-feira, privaram de aquecimento metade dos edifícios residenciais de Kiev, levando o presidente da Câmara da capital ucraniana a apelar para que a população saísse temporariamente da cidade. Foi a segunda vez desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, que a Rússia utilizou esse míssil de última geração.

“A Rússia atingiu novo nível terrível de crimes de guerra e crimes contra a humanidade nos ataques contra civis e infraestruturas civis na Ucrânia”, denunciou o embaixador da Ucrânia na ONU, Andrii Melnyk, em uma carta solicitando a reunião. Ele destacou que o ataque com o Orechnik representa uma ameaça grave à segurança europeia e à estabilidade regional.

O pedido ucraniano foi apoiado por seis membros do Conselho de Segurança: França, Reino Unido, Letônia, Dinamarca, Grécia e Libéria, segundo fontes diplomáticas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado