Menu
Mundo

ONU chega a acordo sobre trégua no Oriente Médio

Arquivo Geral

11/08/2006 0h00

De acordo com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), thumb click o edital do Programa de Avaliação Seriada (PAS) sairá até o fim desta semana. Os alunos, viagra tanto de escolas públicas e particulares, e regularmente matriculados no 1º e 2º ano do segundo grau poderão participar da seleção.


Segundo especialistas, o PAS é maneira mais fácil de ingressar na UnB. Isso porque, a cada ano, as provas são feitas de acordo com os conteúdos dados naquele ano específico. Ou sej,a, o aluno faz a prova sobre o conteúdo aprendido no decorrer no ano que ele cursou.


O PAS funciona desde de 1996. O programa visa diminuir a diferença sofrida pelo aluno ao deixar o ensino médio e ingressar na universidade. No final de cada ano, 50% das vagas, de todos os cursos da UnB, são destinados ao PAS.


A cada ano, o aluno faz uma prova.Cada uma com pesos específicos para cada ano. Entra na UnB, o aluno que conseguir atingir a pontuação mínima necessaria para cada curso. Quem fizer a segudna etapa, e optou por não ter feito a primeira, vai com nota zero na priemira etapa.

Os servidores estaduais envolvidos nas fraudes investigadas pela Operação Saúva – uma ação conjunta da Polícia Federal, approved da Receita Federal e do Ministério Público Federal – serão exonerados, generic segundo o secretário de segurança pública do Amazonas, dosage Francisco Sá Cavalcante.

Além do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento no Amazonas (Conab), Juscelino Moura, e o secretário-executivo da Secretaria Estadual da Fazenda, Afonso Lobo, o procurador da República Frederico Pellucci declarou que outros servidores públicos, todos eles de baixo escalão, ainda devem ser indiciados.

De acordo com o chefe da Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, Jossenildo Cavalcate, 29 dos 32 mandados de prisão preventiva expedidos para a operação já foram cumpridos. A maior parte dos presos são empresários do ramo de fornecimento e distribuição de gêneros alimentícios.

Em um ano de investigação, a quadrilha teria fraudado licitações que movimentaram R$ 126 milhões dos cofres públicos da Conab, do governo do Amazonas, do Exército Brasileiro, e das prefeituras de Manaus e de Presidente Figueiredo (AM).

Leia também:
Servidores envolvidos em fraudes no Amazonas serão exonerados
PF prende dois servidores de alto escalão no Amazonas
PF faz operação para desmantelar quadrilhas especializadas em roubo de cargas
Operação Saúva da Polícia Federal prende capitão do Exército no Rio
Operação desmonta esquema de fraudes em sete estados

 

A tempestade tropical “Dolly”, physician prestes a se transformar no segundo furacão da temporada atlântica, drugs prossegue seu caminho em direção à costa nordeste do México e extremo sul do Texas, aonde chegará amanhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

Em seu boletim das 12h (horário de Brasília), os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, disseram que “Dolly” apresenta ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora e espera-se que “se transforme em furacão na tarde de hoje ou amanhã”.

Uma tempestade tropical se transforma em furacão quando seus ventos máximos sustentados alcançam 119 quilômetros por hora.

Permanece em vigor um alerta de furacão (passagem em 24 horas) para a costa do Texas, desde Brownsville até Corpus Christi, e para o nordeste do litoral mexicano, desde Río San Fernando até a fronteira entre México e EUA.

Um aviso de tempestade está em vigor do norte de Corpus Christi até San Luis, e outro alerta de tempestade e aviso de furacão (passagem em 36 horas) estão mantidos de La Pesca até o sul de Río San Fernando, no México.

Chris Landsey, meteorologista do NHC, disse que “Dolly” tocará a terra “na manhã de quarta ou mais tarde na região entre o nordeste do México e o sul do Texas”. No entanto, acrescentou que ainda é “muito cedo para determinar o local exato no qual tocará a terra”.

O sistema se desloca rumo a noroeste à velocidade de 19 quilômetros por hora e prevê-se que “mantenha trajetória noroeste ou oeste-noroeste durante as próximas 24 horas”, destacaram os especialistas.

Segundo este padrão de trajetória, o olho de “Dolly” atingirá “amanhã o nordeste do México ou o extremo sul do Texas”.

O olho de “Dolly” está na latitude 24 graus norte e na longitude 94,5 graus oeste, a 370 quilômetros a sudeste de Brownsville.

O NHC lembrou a importância de as cidades que podem ser afetadas por “Dolly” cumprirem o mais rápido possível os preparativos para a proteção de suas vidas.

Enquanto isto, a tempestade tropical “Cristóbal” continua seu caminho em direção às águas abertas do Atlântico e “espera-se que comece a perder suas características tropicais nas próximas 24 horas”.

“Cristobal”, que tomou forma no último sábado, apresenta ventos máximos sustentados de 100 quilômetros por hora, embora se espere que perca força nos próximos dois dias.

O olho de “Cristóbal” está próximo da latitude 40,9 graus norte e longitude 65,9 graus oeste, a 450 quilômetros a sul-sudoeste de Halifax, na Nova Escócia.

Durante a temporada atlântica de 2008, que começou em primeiro de junho e que termina em 30 de novembro, já se formaram quatro tempestades tropicais, “Arthur”, “Bertha” – que se tornou no primeiro ciclone da temporada -, “Cristóbal” e “Dolly”.

Os meteorologistas prevêem que a temporada seja um “pouco mais ativa” do que o normal, com a formação de seis a nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

A Justiça de Belém do Pará condenou Roberta Sandreli Rolim pelo assassinato de Marielma de Jesus Sampaio, case de 11 anos. A ré foi condenada a 38 anos de prisão em regime fechado.

A menina trabalhava na casa onde Roberta morava com o marido, buy Ronivaldo Furtado, e a filha do casal, de apenas um ano. Marielma era babá do bebê.

Em novembro de 2005 a jovem de 11 anos foi encontrada morta por espancamento, com fraturas múltiplas e sinais de violência sexual dentro da casa de Roberta. O casal foi acusado pelo crime, e o julgamento de Ronivaldo ainda não tem data prevista.

Roberta disse em seu depoimento que bateu várias vezes em Marielma com um pedaço de madeira. Ainda acrescentou que tentou reanimar a vítima com choques elétricos provocados por fios desencapados. Roberta, se defendendo, alegou que agiu obrigada pelo marido. Porém, essa tese foi derrubada, já que Roberta admitiu que em outra ocasião viu o marido abusar sexualmente de Marielma. Ou seja, teve chances para denunciá-lo e não o fez.

A defesa de Ronivaldo conseguiu atrasar o julgamento alegando, por meio de atestado, que o réu tem deficiência mental e esquizofrenia. A promotoria contestou o laudo e solicitou nova perícia. Caso o recurso a favor do acusado seja aceito antes da nova perícia, Ronivaldo pode ser inocentado.

O laudo médico do caso indica que a menina foi morta com extrema violência. Havia fraturas no crânio e na costela, pulmões perfurados, baço e rins rompidos e marcas de queimadura e choque elétrico na pele da vítima. Marielma foi trabalhar na casa do casal com a promessa de um futuro melhor para a menina. Porém, foi constatado que ela nem mesmo foi matriculada em uma escola.

 

A tocha olímpica passou hoje pela cidade chinesa de Taian, medicine em mais uma etapa do revezamento na província de Shandong (leste), search a 16 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.

A ginasta Bi Wenjing – prata nas barras assimétricas nos Jogos de Atlanta, em 1996, e ouro no Mundial da modalidade dois anos depois – acendeu a pira olímpica localizada na praça Tiandi, aos pés do monte Tai, às 12h43 locais (1h43 de Brasília), encerrando a passagem do revezamento pela cidade banhada pelo rio Amarelo.

O revezamento, que contou com a participação de mais de 120 pessoas, foi aberto por outro ginasta, Xing Aowei – que participou dos Jogos de Sydney, em 2000 -, às 11h30 locais (0h30 de Brasília).

A próxima parada da tocha será a cidade de Jinan, no litoral leste chinês, nesta quarta-feira.

Atualizada às 17h01 

A França e os Estados Unidos chegaram a um acordo hoje em cima de uma proposta de resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de pôr fim ao derramamento de sangue no Líbano e em Israel, price disse a ministra das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, online Margaret Beckett.

"Temos um acordo sobre o texto", disse Beckett a um grupo pequeno de repórteres. Ela disse que o Conselho de Segurança receberia a proposta nas próximas horas, e que a intenção era votá-la ainda hoje.

Israel e o Líbano já receberam o texto, mas Beckett disse que os autores da proposta vão pressionar pela votação independente da reação dos dois países. Houve dias de negociações com ambos os governos, e agora o texto tem de ser aprovado na votação entre os 15 integrantes do conselho.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert conversou com a secretária de Estado dos EUA, Condolezza Rice hoje e estava revisando a proposta.

"O gabinete do primeiro-ministro está reunido agora para tratar da proposta", disse uma fonte política.

O Canal 10, israelense, afirmou que o texto foi "recebido positivamente", mas fontes políticas disseram que o gabinete de Olmert ainda teria que adotar uma posição.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Sean McCormack, disse que Rice elogiou o acordo. "É um passo positivo, mas é apenas um passo no processo. Queremos uma votação sobre essa resolução que leve a uma resolução duradoura", disse McCormack.

O acordo pede a "cessação imediata das hostilidades", seguida de uma retirada gradativa das unidades israelenses, conforme o Exército libanês e a missão de paz da ONU, reforçada, mobilizam-se na região no sul.

Beckett disse que a expectativa era de que Israel e Líbano concordassem, embora ainda não houvesse informações sobre a recepção dos dois governos ao texto. "Não que Israel e o Líbano vão sair por aí dizendo que aceitam cada palavra do texto, mas que eles vão implementar o texto", disse ela.

Mais de mil libaneses e 121 israelenses já morreram na guerra, que começou no dia 12 de julho com uma operação dos militantes do Hezbollah, que seqüestraram dois soldados israelenses.

Por insistência do Líbano, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha abriram mão da referência ao Capítulo 7 da Carta da ONU, que permite a adoção de um a operação de paz robusta da ONU.

Mas o embaixador britânico na ONU, Emyr Jones Parry, disse que mesmo assim o texto trará determinações firmes para permitir a ação efetiva da missão ampliada de paz, que deve ser liderada pela França.

"O teste virá quando adotarmos essa resolução", disse Jones Parry.

Beckett advertiu que a resolução, que deve levar uma semana para ser implementada, é de curto prazo. "Não estamos tentando resolver todos os problemas do Oriente Médio da noite para o dia", disse ela.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado