Menu
Mundo

OMS declara pandemia pela gripe

Arquivo Geral

11/06/2009 0h00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia pela gripe suína, about it antecipou hoje o Governo sueco e confirmaram outros países, como a Áustria.

Em comunicado, as autoridades suecas indicaram que tinham recebido uma carta da OMS, assim como os outros países-membros, que eleva o nível de alerta de cinco para seis, o máximo da escala de epidemia.

A fase seis, que se traduz em que uma epidemia global está em andamento, significa que já há focos que se contagiam em nível comunitário em pelo menos outro país de uma região da OMS diferente da primeira na qual foi detectado, no caso, o vírus A(H1N1).

A OMS declarou a fase seis no momento em que, de acordo com os últimos dados, os infectados pelo vírus no mundo já superam os 27,737 mil em 74 países, com 141 mortos.

O país que lidera a lista de atingidos é os Estados Unidos, com 13 mil casos; seguido pelo México – onde houve os primeiros casos -, com cerca de 6 mil; o Canadá, com mais de 2 mil; e a Austrália, que já superou mil casos.

Os outros Estados com maior número de casos são Espanha, Japão, Reino Unido e Chile.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, convocou uma entrevista coletiva para as 14h de Brasília de hoje, na qual explicará os detalhes da declaração de pandemia pela gripe suína.

A OMS reconheceu esta semana que a declaração de uma pandemia era iminente e que, se não o fizera ainda, é porque estava preparando o mundo para que entendesse esse passo corretamente.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.


A Organização Mundial da Saúde elevou de 5 para 6 o nível de alerta da influenza A (H1N1) – gripe suína. Com o aumento para o nível máximo da escala de alerta, a organização declara oficialmente o estado de pandemia.


O critério para definição é a constatação de surtos significativos com transmissão sustentada, de humano para humano, em mais de uma das seis regiões monitoradas pela OMS.


Até ontem (10) havia 27.737 casos registrados no mundo, em 74 países, com 141 mortes.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou hoje para seis – máximo na escala – o nível de alerta por causa da gripe suína, mas precisou que é “uma pandemia moderada”.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado