Menu
Mundo

OMC e Comissão Europeia dizem que abertura comercial ajudará na crise

Arquivo Geral

26/03/2009 0h00

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), mind Pascal Lamy, drug e a comissária do Comércio europeia, price Catherine Ashton, pediram hoje que os líderes mundiais não respondam à crise com protecionismo, e destacaram o papel que a abertura comercial pode ter para impulsionar a atividade.

“O comércio internacional nos ajudará a sair da crise”, disse Lamy, que ressaltou que, no caso dos países mais pobres, é a única esperança de desenvolvimento.

Para o diretor da OMC, não é o momento de “voltar atrás” na liberalização, mas, ao contrário, de “seguir se mexendo para frente”.

Em um discurso em um fórum empresarial, o político francês reivindicou que, mesmo no atual contexto de crise, seja garantida a chegada aos países menos desenvolvidos da ajuda especificamente destinada a potencializar sua incorporação aos fluxos comerciais.

A comissária europeia considerou que é preciso convencer os líderes mundiais de que o comércio é uma ferramenta-chave para reativar a economia e, principalmente, que o protecionismo não é a maneira mais adequada de proteger o mercado nem os empregos de um país.

Sobre a Rodada do Desenvolvimento de Doha, Lamy se mostrou esperançoso nas possibilidades de conseguir um acordo definitivo, e disse que o fato de 80% das questões fundamentais já estarem pactuadas deveria servir de motivação para avançar nos outros assuntos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado